HARLEY-DAVIDSON FAT BOB

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

HARLEY-DAVIDSON FAT BOB


HARLEY-DAVIDSON FAT BOB


Já está rodando mas, agora tivemos a oportunidade de experimentar essa icônica HD!


Harley-Davidson Fat Bob


A nova Fat Bob chegou  bruta!


Já fazia um bom tempo que não rodava de HD por vários motivos. Com mais característica para o off road, a minha agenda estava mais direcionada no segmento das big trails e trails nesses últimos tempos. Mas sinceramente tinha curiosidade de saber como estavam as custons do nosso mercado. 


Até pouco tempo tínhamos a Harley Davidson e a  Indian que estavam disputando o mesmo mercado mas, com a saída da Indian do Brasil, a HD ficou como única marca de custom no país.


Após uma repaginada no line up alguns modelos saíram, outros foram melhorados e também tivemos upgrades, como é o caso da Fat Bob.


Com novos motor, quadro e design ela está lindona! Tem um estilo próprio que não tem como deixar de elogiar, quem viu soltou de cara um “uau!”.


HARLEY-DAVIDSON FAT BOB


Sendo bem honesto, o achar bonito não significa querer, mas muitos não separam essa idéia. O fato de não querer ou não gostar da marca é suficiente para achar defeito e criticar. E não é bem assim… deveríamos ser mais imparciais.


A Fat Bob está circulando no Brasil a nove anos e hoje é o modelo de entrada da marca custando por volta de  R$100.000,00. Anteriormente estava no clã da Dyna e agora está no das Softail, com um visual mais dark, mais “brabona”.  A troca de dois amortecedores por apenas um, localizado embaixo do banco com regulagem da pré-carga da mola foi o que ajudou nessa mudança!


Outro ponto que mudou foi a parte da motorização!  Saiu o Twin-Cam e entrou o Milwaukee-Eight V-Twin 114 de arrefecimento líquido e 1.868 cm³.  Injetado e quatro válvula por cilindro, o que impressiona bastante é o torque dessa “monstrinha”. São 16kgf.m de torque em 3.250rpm que, quando acionados na leveza do novo acelerador Ride-by-Wire, entende-se um pouco o formato do banco que ajuda a "segurar" o piloto na moto! Por outro lado, andar devagar não é problema algum, o motorzão oferece conforto nas baixas rotações e o guidão amplo e reto ajudam a conduzir.


HARLEY-DAVIDSON FAT BOB


Ela está vibrando menos que as anteriores, mas não perde a característica que atraiu aficionados  pelo mundo. A diminuição é ajudada pelos coxins de borracha e o sistema de contra-balanceiros internos.


O pneu traseiro, 180/70-16 é o que gruda no asfalto para permitir o empurrão com essa força toda, e o Dunlop dianteiro, feito exclusivamente para essa moto na medida 150/80-16, completa o conjunto mais voltado ao estilo Bobber e dá esse visual mais bruto!


Novo motor tem que ter um novo chassi. Mais leve e mais resistente, deixou as medidas da moto com 2.340mm de comprimento e 1.615mm de entre-eixos. Não achei a moto difícil de conduzir mas, preciso me adaptar as curvas de baixa velocidade, acho que a mudança repentina de estilo me deixou mal acostumado, pois outras pessoas da redação andaram e não relataram essa dificuldade que senti.


HARLEY-DAVIDSON FAT BOB


A suspensão é outro ponto importante pois, para andar na realidade de nossa vias, se não for boa, vai judiar bastante! No caso dessa Fat Bob,  a dianteira invertida de 130mm de curso e 112mm na traseira ameniza um pouco a nossa “envaletada" e esburacada realidade urbana e ajuda na estrada.


Não é uma moto alta. Com 710mm de distância assento/solo, proporciona  segurança ao apoiar o pé no chão com facilidade para equilibrar os 306kg (em ordem de marcha). 


HARLEY-DAVIDSON FAT BOB

HARLEY-DAVIDSON FAT BOB


Apesar de pedaleiras e espaço para garupa, dependendo de quem for carregar, um upgrade é bem-vindo. Exemplifico: Sua sogra pediu para dar um volta? Ótimo, a moto está pronta, ela não pedirá novamente. Por outro lado, se for sua esposa, responsável pelos "alvarás de soltura" dos rolês de finais de semana , pelo menos um apoio para as costas é altamente recomendado. Obviamente que é uma brincadeira pois o estilo da moto é esse mas…


Os freios são os responsáveis para dar segurança quando se tem uma moto que acelera forte. Para isso, ela conta com dois discos dianteiros de 300mm e pinças de 4 pistões e um disco traseiro de 292mm e dois pistões, com ABS nos dois.


HARLEY-DAVIDSON FAT BOB

HARLEY-DAVIDSON FAT BOB


A parte visual realmente achei demais, linda! A simplicidade do painel com todas informações necessárias associado com a tecnologia digital, tomada USB, conjunto ótico em Full Led e as luzes traseiras incorporadas nas setas deu um visual muito legal! Ainda tem o escape 2x1x2 saindo pelo lado direito com uma coloração que destaca e o suporte da placa servindo de pára-lama, ficou realmente bem legal! 


O tanque de 13,6l  recebeu uma pintura realçando sua forma, completando o conjunto dessa nova Fat Bob.


HARLEY-DAVIDSON FAT BOB

Os mais desavisados como eu, podem tomar um susto quando ligar a moto e for engatar a primeira marcha. Impossível não olhar para baixo com o barulho que faz! Mesmo sendo uma característica, confesso que ficava com receio de engatar e achei difícil achar o neutro a maioria das vezes.


Bom, se o objetivo é alcançar novos consumidores e mais jovens, acho que está agradando bastante na tocada e estilo mas, essa parte do câmbio pode assustar (nos dois sentidos) os possíveis novos consumidores.

Fonte: www.moto.com.br

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