Vai viajar de moto? Confira dicas de segurança preparada pela Moto Honda

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Vai viajar de moto? Confira dicas de segurança preparada pela Moto Honda!


dicas de segurança
Antes de viajar de moto, veja as dicas da Honda

Comprometida com a segurança no trânsito e atuante na conscientização de motociclistas de todo o Brasil, a Moto Honda da Amazônia, com o apoio do CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda), preparou um guia básico de segurança para tornar a viagem de férias sobre duas rodas ainda mais prazerosa e tranquila.

O que deve ser verificado?
A primeira coisa é ter sempre a mão o Manual do Proprietário, que traz todas as informações sobre os componentes da motocicleta e as revisões necessárias antes de seguir viagem. É importante verificar eventuais problemas, como folgas no manete da embreagem, regulagem de corrente de transmissão e desgaste dos freios e pneus.

Antes de curtir a viagem, também é importante estar atento à revisão dos seguintes itens:

Pneus – A calibragem deve estar de acordo com as especificações do Manual do Proprietário. Em alguns modelos, a pressão dos pneus deve ser maior caso a viagem seja realizada com garupa, compensando o peso extra sem perda de aderência. Também é importante verificar se há objetos presos nas rodas, como pregos e cacos de vidros ou se as mesmas estão com algum raio quebrado.

Lubrificação – Caso o nível do óleo esteja abaixo do indicado, é necessário preencher ou efetuar a troca, bem como substituir os filtros de óleo e de ar periodicamente. O sistema de transmissão também deve receber atenção, com a limpeza e nova lubrificação de corrente, coroa e pinhão. Aconselha-se realizar este processo também sempre que a motocicleta for usada em estradas de terra.

Freios – Cabos devem estar regulados e lubrificados. No caso dos hidráulicos, deve-se checar o nível do fluído. Se estiver abaixo do ideal pode ser sinal de desgaste excessivo das pastilhas ou de vazamento, fazendo-se necessária a inspeção imediata.

Elétrica – Verificar se todas as luzes estão funcionando perfeitamente (freios, piscas, lanterna, farol e painel) para garantir a visibilidade e segurança do motociclista e das pessoas do entorno.  O mau funcionamento da parte elétrica é considerado infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, e pode ser multado.

Para viajar de moto com segurança, motociclista tem que estar preparado!



E não é só a motocicleta que precisa estar preparada para enfrentar as estradas. O motociclista precisa ter conhecimento sobre os equipamentos, acessórios e técnicas de pilotagem necessárias para uma viagem segura. Confira algumas dicas do gerente do CETH, José Terwak.

Acessórios – É importante verificar se o capacete está dentro do prazo de validade e, ao utilizá-lo, se certificar de que o mesmo está bem adaptado, sem folgas ou sobras, e a viseira limpa e sem riscos. Recomenda-se também o uso de roupas claras, com fácil identificação pelos outros condutores. Calças e jaquetas de material resistente são indispensáveis, assim como botas e sapatos que protejam os pés, luvas e capas de chuva.

Pilotagem - Principalmente nas estradas, onde as velocidades são mais altas, é fundamental que o motociclista se mantenha dentro do ângulo de visão dos outros motoristas, evitando os ângulos em que eles não conseguem enxergar a motocicleta (ponto cego), mesmo com o retrovisor.

“Na estrada é importante alertar, antecipadamente, os demais condutores sobre a intenção de manobra. Dessa forma, eles podem prever uma possível reação e evitar acidentes. Durante a pilotagem, manobras como ultrapassagens devem ser realizadas com rapidez e firmeza, sem desrespeitar os limites de velocidade. Acredite na sinalização da rodovia. Ela pode te ajudar e garantir a sua segurança. Também é importante nunca exceder as próprias habilidades, mantendo uma velocidade compatível com o percurso e condições do trânsito. E lembre-se, se beber, não pilote”, explica Terwak.

Recomenda-se ainda uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos, com o objetivo de diminuir a fadiga e o cansaço gerado pelo vento. Seguindo todas essas orientações e respeitando o próximo, o motociclista

Palavra chave: mecânica motos, tecnico em mecanica, tabela fipe motos, i motos, curso de mecanica, videos em engraçados, moto para motoboy, frases com motos, trilha com motos, assistir vídeos engraçados, 2014, 7 galo, análise, CB 300r, Honda 2014, MotoGP, motovelocidade, personalização, Pirelli Super Bike, Ninja 250r, North West 200,Superliga Brasil de Motocross, treino, Ténéré, YamahaDucati, Honda CB 600 F Hornet, Motos Usadas, Kawasaki, Motos Novas, Fazer, Transalp, Fipe, Yamaha YZF R1, Suzuki, Kasinski, Moto Velocidade, Srad, Sundown, Motos, CBR, Harley Davidson, MotoGP, BMW XT 660, Tornado 600RR, Ofertas, Shadow, Revista Off Road, titan 2014, ys 150, yamaha 150, 150 2014

Fonte: www.bestriders.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...