Royal Enfield Continental GT “A” Café Racer de 2013

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Caros leitores e riders, neste mês, tive a oportunidade de presenciar em Londres o lançamento do novo ícone do estilo Café Racer da legendária montadora britânica Royal Enfield. O evento foi em um café a beira de uma estrada famosa, a Grande Circular Norte de Londres, onde o também legendário Ace Café está instalado desde a década de 30.



Royal Enfield Continental GT
Royal Enfield lança Continental GT em Londres

O nome deste modelo de moto, o Café Racer, vem das corridas improvisadas nesta mesma estrada, partindo deste mesmo bar há umas cinco décadas atrás. Os então competidores apostavam carreiras, indo de café em café com suas motos customizadas. Estas apostas muitas vezes partiam e retornavam ao próprio Ace Cafe no menor tempo possível.
Royal Enfield Continental GT
A vedete da noite: Royal Enfield Continental GT

Cheguei ao Ace Cafe nos arredores de Londres sob uma garoa chata, e logo percebi mais de quinze motos 0 Km perfiladas logo na porta do bar. Uma faixa com o nome da moto decorava a entrada. Ao colocar o pé dentro do lugar, já percebi que se tratava de algo especial. Um palco com um exemplar do motociclo sob um tapete cinza e cercada por cordas vermelhas era iluminado, não deixando dúvidas de quem era a vedete da noite. Miss Royal Enfield Continental GT. A moto é uma versão revisitada, agora com 535cc, da original Continental GT de 250cc lançada em 1965.

Royal Enfield Continental GT
Royal Enfield Continental GT tem agora 535cc

Claro que dei uma volta na legendária estrada que passa a frente do Ace Cafe, e pude sentir o poder do motor injetado de 535cc, com apenas um cilindro, refrigerado a ar, e cinco marchas. Com respostas rápidas, projetado para tiros ligeiros, a ciclística beira a perfeição. O quadro projetado pela famosa Harris Performance, guidão baixo propiciando uma postura, talvez não confortável para grandes viagens, mas perfeita para manobras rápidas e precisas. Esta posição também privilegia a visão traseira pelos espelhos abertos e distantes. Os espelhos, conforme mostrado nas fotos, podem ser instalados nas pontas dos pesos do guidão bem ao estilo Café Racer. No filme abaixo, as motos aparecem originais.

Os freios Brembo - 300mm da frente (dois pistões); 240mm traseiro (um pistão) – aliados aos pneus Sport Demon da Pirelli (frente: 100/90-18, 56 H; traseiro: 130/70-18, 63 H), executam bem todo o trabalho difícil em segurar a moto em situações bem adversas de terreno, exatamente a qual testamos a moto, sobre a pista molhada e suja, conferindo bastante segurança ao piloto. Os amortecedores e suspensão projetados pela famosa Paioli S.p.A. Italiana também fazem bem o papel evitando “chacoalhadas” bruscas.
Bons freios, da marca Brembo, seguram bem a Continental GT

Royal Enfield Continental GT
Bons freios, da marca Brembo, seguram bem a Continental GT

Os instrumentos são minimalistas e somente os necessários: dois marcadores analógicos, um de velocidade e outro de giros do motor, além de um visor com informações adicionais, como hora, quilometragem total e parcial. O banco é ergonômico e confortável, com um “bumper” traseiro que dá segurança ao piloto em arrancadas e retomadas. O tanque, que comporta 13,5 litros, segue no mesmo projeto clássico com recorte específico para o encaixe das pernas do condutor. Em outras palavras, a moto privilegia e suporta um estilo de pilotagem rápido e uma postura aerodinâmica, agachada. A moto pesa 184 kl em condição de pilotagem.

Royal Enfield Continental GT
Royal Enfield Continental GT projetada para privilegiar estilo de pilotagem rápido e postura aerodinâmica

O farol iluminou muito bem a noite cheia de garoa de Londres, porém, só para constar, os paralamas não seguraram a água suja do asfalto enchendo de sujeira minha calça. Ok, esteticamente são bonitos e clássicos, e esse é o motivo de existirem icon smile Royal Enfield Continental GT   A Café Racer de 2013

Apesar de toda tecnologia e design (Xenophia) serem britânicos, a motocicleta, por uma questão de custos, é montada na Índia. Alguns detalhes clássicos saltam aos olhos, como a manutenção ainda do pedal de partida (Kick Start), as molas da suspensão aparentes, lanterna traseira que parece uma sinaleira montada sobre o pequeno paralama, e rodas raiadas.

Royal Enfield Continental GT
Estilo é um dos destaques desta moto Café Racer

Como disse antes, a moto é uma mistura de fragmentos de bom gosto e qualidade que marcaram os anos, desde o nascimento do modelo em 1966, até os dias de hoje. Assim como o estilo Café Racer, a Royal Enfield fez questão de construir uma moto moderna mas que lembre sempre sua linhagem e herança “Rocker”. É um casamento onde o novo e o clássico convivem harmoniosamente. A própria fábrica anuncia a moto como sendo a mais leve, poderosa e rápida Royal Enfield produzida. Olhando de perto percebemos que é uma máquina com uma história viva, o Café Racer foi um fenômeno cultural que o tempo não varreu e se renova com inovações e melhoramentos nos lançamentos de motos como esta.

Royal Enfield Continental GT
O lançamento da Royal Enfield Continental GT, no Ace Cafe, origem do Café Race: história viva

Depois de conhecer a Royal “Rocker” Enfield renovada, foi hora de relaxar e aproveitar o resto da noite. Rock ‘n’ roll “raiz”, muita conversa sobre motos e um bom “Fish and Chips” britânico para terminar o evento e pegar o trem de volta ao hotel.

Videos:



Palavra chave: mecânica motos, tecnico em mecanica, tabela fipe motos, i motos, curso de mecanica, videos em engraçados, moto para motoboy, frases com motos, trilha com motos, assistir vídeos engraçados, 2014, 7 galo, análise, CB 300r, Honda 2014, MotoGP, motovelocidade, personalização, Pirelli Super Bike, Ninja 250r, North West 200,Superliga Brasil de Motocross, treino, Ténéré, YamahaDucati, Honda CB 600 F Hornet, Motos Usadas, Kawasaki, Motos Novas, Fazer, Transalp, Fipe, Yamaha YZF R1, Suzuki, Kasinski, Moto Velocidade, Srad, Sundown, Motos, CBR, Harley Davidson, MotoGP, BMW XT 660, Tornado 600RR, Ofertas, Shadow, Revista Off Road, titan 2014, ys 150, yamaha 150, 150 2014

Fonte: www.bestriders.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...