No quesito estilo, a Super Glide Custom brilha com acabamento de qualidade e honra o seu legado e vocação custom. Esta motocicleta tem visual único de ponta a ponta. O painel de instrumentos banhado em cromo, a tira de couro sobre o tanque de combustível, a caixa de bateria lateral e o robusto guidão pullback de aço inoxidável denotam o DNA da Harley-Davidson que atravessa os tempos. Passa ano e sai ano, e as Harleys são facilmente reconhecidas nas ruas. A Edição de 110 anos deste modelo vem com rodas raiadas em alumínio com pneus sem câmara e aros estilo “smoothie“. Não preciso dizer que elas têm um visual requintado, são mais leves, e de mais fácil manutenção que as rodas tradicionais com câmara. O medalhão para o tanque de combustível comemorativo é opcional.
As motos da edição comemorativa possuem detalhes exclusivos que a marcam como parte desta festa histórica. Em bronze sólido e banhado em níquel preto, cada medalhão de aniversário é trabalhado para realçar a cor. O toque final está em um belo “Cloisonné” dourado com o Bar & Shield Harley-Davidson, disponível apenas nos modelos da Edição de 110 Anos.São poucas as motos como essas, e a prova é estampada em aço. Forjada em um estilo único e colocada em um local diferente em cada modelo.
Os modelos da Edição de 110 Anos apresentam uma exclusiva combinação de pintura em dois tons. Os acabamentos Bronze “Rich Vintage” e Preto “Antique Vintage” são revestidos por uma camada especial de verniz que proporciona um visual clássico. Sobre a tira de couro que cobre o tanque na parte de cima, há um emblema em aço com o número de série da edição da Edição de 110 Anos, o que a torna parte exclusiva da história das motocicletas. Claro que há uma elevação do preço da edição comemorativa de 110 anos da Super Glide de R$ 39,9 mil (modelo padrão) para R$ 41,9 mil.
Motor
Integrante da família Dyna da Harley-Davidson, vem equipada com o motor Twin Cam 96, com dois cilindros em V de 1585 cm³. Na prática, isso se traduz em muita força em qualquer marcha. É um dos modelos que melhor eu observei a retomada e aceleração a partir dela parada. Chegou a impressionar o que este motor “empurra”. Parece que a Harley caprichou em cada centímetro cúbico. É um motor evoluído, no legado dos motores Flathead, Knucklehead, Panhead, Shovelhead®, Evolution, Twin Cam 88®. O desempenho deve-se a evolução desde 1909, e da herança de mais de um século de vida sobre duas rodas.
Voltando a falar da experiência da pilotagem, tanto em baixa rotação quanto em alta, o conjunto garante um bom rendimento. Segundo a própria H-D isso se dá graças ao design leve dos pistões.
Ao passar os olhos pelo motor Twin Cam 96, você não terá dúvidas de que é um autêntico Harley-Davidson. O motor possui pintura preta e apresenta aletas (clássicas) de refrigeração usinadas, coroado com tampas cromadas. Também possui um tensor automático de corrente embutido, que reduz a necessidade de manutenção.
O ronco é forte e, como já disse, mas é bom reforçar oferece respostas rápidas, precisas.
Cambio e Transmissão
O câmbio Six-Speed Cruise Drive® de seis velocidades parece projetado para trabalhar com o motor. E é isso que oferece este sistema que apresenta troca de marchas de forma suave porém, nem tanto silenciosa. Hei de convir que melhorou muito de modelos de cinco anos atrás que parecia deixas a caixa de câmbio no chão quando engatamos a primeira marcha. Mas isso é marca registrada da Harley e ponto. Voltando a falar da sexta marcha, além de reduzir o giro do motor quando você pega a estrada, você consegue maior equilíbrio entre rotações e velocidade.
A Super Glide utiliza tração por correia dentada, que ajuda para o conforto da moto, eliminando o atrito da corrente de metal com a coroa e pinhão.
Freios
Para um motor desses o poder de frenagem é sempre associado a segurança. O sistema de freios com ABS de série confere a confiança de saber que a moto vai responder quando você precisar, e seus componentes estão escondidos no cubo da roda para que você chame a atenção com um design clean.
Pilotagem
A pré-carga da mola pode ser facilmente ajustada com uma chave de garra e adaptada ao peso do piloto, estilo de pilotar e condições das vias. A suspensão traseira rebaixada contribui para um visual mais leve, e a ciclística é boa, seja em retas e longas curvas, bem como em curvas mais fechadas.
O assento também merece menção, com design clássico, o couro tem o centro em gomos na cor marrom e as laterais pretas. Os pés alcançam de naturalmente as pedaleiras de centrais do modelo, transmitindo confiança, independente de sua estatura.
Segurança
O sistema de segurança, instalado na fábrica, apresenta bloqueio automático hands-free. Ele ativa e desativa as funções de segurança da motocicleta, conforme você se aproxima ou se afasta da moto.
Os pneus Michelin® Scorcher™ contribuem para uma boa pilotagem. Testei na chuva e no seco, e a banda de rodagem com sulcos profundos deram boa segurança em curvas e frenagem brusca. Segundo a montadora, a aderência e também a durabilidade foram reforçadas pelos compostos da borracha dos pneus, baseados na última geração de polímeros sintéticos da Michelin. Sob a borracha do pneu traseiro, tramas de aramida são utilizadas para estabilizar sua pilotagem.
O guidão pullback do modelo Super Glide® Custom em aço inoxidável proporciona uma posição de pilotagem reclinada extremamente confortável para viajar por longas estradas ou rodar com muito estilo pelas avenidas.
Conclusão
Apesar do tamanho, peso e força do motor, a Super Glide é prazerosa de ser pilotada com suavidade, principalmente nas curvas. O câmbio continua “tosco”, mas que conhece, já está acostumado com o barulho e com sua “dureza”. Características e detalhes, tradicionais da Harley, como o sensor de aproximação (Segurança) e piscas com temporizador e desligamento automático após uma curva fazem diferença.
O que mais gostei: ciclística e aceleração
O que não gostei: o calor emitido pelo motor, que esquenta muito a perna do piloto quando a moto está parada.
Especificações e comparação entre a Super Glide Custom e a Anniversary Edition:
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Fonte: www.bestriders.com.br
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