XL 250R foi uma moto fabricada e comercializada pela Honda em vários países do mundo. Foi testada exaustivamente no Brasil em meados de 1982 e finalmente lançada em outubro do mesmo ano. Trouxe algumas diferenças em relação ao modelo europeu similar: foi adequada as estradas brasileiras, também adequada para gasolina brasileira (de menor octanagem e com 25% de alcool incluído) e recebeu um discreto aumento de cilindrada. Em 1984 foi substituída pela XLX 250R, modelo com peças totalmente nacionalizadas.
A primeira vista da motocicleta torna-se evidente o avançado projeto (em 1982): dupla saída de escapamento - demonstra que possui 4 válvulas no monocilíndrico -, suspensão Pró-Link, descompressor automático no pedal de partida, corrente autolubrificada, suspensão dianteira a ar, tanque em formato "vulcão" e carenagem para enduro. Devido a estes atributos a XL 250R tornou-se logo um grande sucesso de mercado, sendo durante anos um modelo único no Brasil, uma Trail de média cilindrada com motor 4 tempos.
A moto possui estética agressiva e atualizada, para seu tempo, seguindo as tendências da maioria das fora-de-estrada de projeto japonês, com dimensões até exageradas para a cilindrada, se comparada com modelos de passeio da mesma categoria. O pedal de partida desce fácil, ajudado pelo descompressor, que automaticamente libera a saída de gases pelo escape, tornando seu funcionamento mais macio. Em motos 4 tempos de um único cilindro, geralmente o pedal de partida é pesado, daí a colocação de um descompressor na XL, acionado pelo próprio pedal de partida.

Para quem está habituado a dirigir modelos Trail com motor 2 Tempos, o motor 4 tempos da XL parecem estranhos no início da pilotagem. Apesar das seis marchas, não é necessário trocá-las constantemente, pois o motor é bastante elástico, com um excelente torque em baixa rotação. A moto responde bem até mesmo quando o motor está próximo da marcha lenta. Este torque é bastante linear, alcançando bem as rotações mais elevadas sem um "pico" de torque, como ocorre nas motos de motor 2 Tempos, quando o motor "dispara" e a roda dianteira vai para o ar, se a moto estiver engatada em primeira ou segunda marcha.
No asfalto os freios respondem bem (são a tambor, tipo enduro, ocupando apenas metade dos eixos traseiro e dianteiro) e a suspensão é firme e confortável. O desenho dos pneus permitem uma boa aderência no asfalto, considerando que são motos Trail, também apropriadas para o fora-de-estrada.
Na estrada

O funcionamento das suspensões é firme e preciso e não há tendência de afundamento da dianteira em frenagens mais fortes, devido ao garfo dianteiro, que além do óleo convencional, também sob pressão como elemento amortecedor.

Na terra
Estrada de terra, manchas de areia, corcovas.. A XL encontra seu local preferido. Enquanto ela mantinha 70/80 km/h em estradas sem asfalto, motos passeio mal conseguiam passar dos 40 km/h. A aderência dos pneus e o funcionamento da suspensão se torna muito eficiente e mesmo em curvas rápidas com derrapagem o controle da moto é total. A suspensão traseira se mostra um pouco dura depois de alguns quilômetros, mas o lubrificante garante uma regulagem na tensão da mola do Pró-Link para torná-la mais confortável. O garfo dianteiro pode ser calibrado em postos de gasolina, e a pressão do ar se encarrega de adequá-la ao piloto ou ao tipo de uso. O curso da suspensão, tanto na dianteira como na traseira, é suficiente para a terra ou até saltos.
Sem dúvidas, as pequenas estradas de terra são o melhor terreno para a XL, que, nestas condições, consegue unir velocidade com segurança e conforto. Seu consumo não se altera muito, pois não é necessário acelerar mais ou usar marchas muito reduzidas, sendo possível fazer médias em torno dos 24 km/l. Mesmo com chuva intensa, a XL 250R se comporta com tranquilidade e a aderência só fica comprometida em longos alagadas em velocidade elevada. Mesmo assim, a vedação do motor se mostra excelente, com a moto enfrentando 50 cm de profundidade de água sem que o motor chegue a ratear.

Desempenho e consumo
Velocidade máxima (motociclista sentado): 128,0 km/h
Velocidade máxima (motociclista deitado): 132,0 km/h
Consumo em estrada e cidade: 25,0 km/l
Características técnicas
Motor
Motor: Monicilíndrico, 4 tempos, refrigerado à ar, duplo comando no cabeçote, 4 válvulas.
Cilindro: em aço com camisa de aço inclinado para frente.
Cilindrada: total de 248cc3, pistão de 74mm de diâmetro com 57,8mm de curso.
Taxa de compressão: 9,3 : 1.
Carburador: Carburador de fluxo horizontal com 28 mm de venturi.
Ignição: Sistema de ignição eletrônica, utiliza C.D.I. Fonte de carga da bateria provém do magneto. Sistema de partida primária do motor à pedal.
Lubrificação: Forçada por bomba tracoidal.
Filtro de ar: Espuma de poliuretano.
Transmissão
Sistema de redução primária: Por engrenagem.
Relação de redução primária: 2,379.
Sistema de redução secundária: Por corrente.
Relação de redução secundária: 44/14 (3,143).
Embreagem: Banhada a óleo.

Sistema de operação: Operação com pedal do lado esquerdo.
Relação de transmissão:
1ª (Primeira): 2,307
2ª (Segunda): 2,111
3ª (Terceira): 1,590
4ª (Quarta): 1,280
5ª (Quinta): 1,074
6ª (Sexta): 0,931 (over drive)
Dimensões e pesos
Comprimento total: 2.170mm
Largura total: 865mm
Altura total: 1.270mm
Distância entre eixos: 1.385mm
Vão livre mínimo: 280mm
Ângulo de inclinação: 28° 30'
Avanço: Não disponível
Peso: Líquido (seco) de 128 kg.
Peso: Om ordem de marcha 140 kg.
Raio de giro mínimo: Não disponível
Pneus
Dianteiro: 3.00 X 21 4 PR; pressão de 21 libras/Pol2.
Traseiro: 4,60 X 17 - 4 PR; pressão de 21/24 libras/Pol2.
Suspensão
Dianteira: Garfo telescópico (Ceriani)
Traseiro: Braço oscilante triangular
Amortecedores
Dianteiro: Óleo-pneumático com regulagem de pressão de ar (230mm de curso)
Traseiro: Pro-Link com único amortecedor, mola helicoidal com regulagem de pressão (190mm)
Outros
Ignição: Sistema elétrico de 12 volts com bateria, Ignição transistorizada tipo CDI.
Diagrama de válvulas:
Admissão: Abre a 5° apms, fecha a 30º dpmi
Escape: Abre a 35° apms, fecha a 5º dpms
Folga de válvulas:
Admissão: 0,05 mm
Escape: 0,10 mm
Marcha lenta: 1.200 rpm
Cores: Vermelha,azul e branca
Desempenho
Velocidade máxima: 130 km/h
Aceleração: De 0 a 100 km/h 10,5 s
6 comentários:
Excelente descrição da XLAO!!
Muito bom parabéns
Xzelão é top tenho uma 84
Ainda vou comprar a minha
Muito boa descrição da melhor moto que eu conheço!
Melhor mto q a Honda já fez.
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