Mais de 30 pilotos confirmados para a 5ª Etapa do ELF SuperBike que será realizada neste fim de semana, dias 26, 27 e 28 de outubro, no autódromo Velopark em Nova Santa Rita - RS.
O Velopark é um ótimo circuito e conta com asfalto impecável, e apesar de ter poucos pontos de ultrapassagem, a etapa garante muita disputa para os amantes da motovelocidade.
Esta será a primeira etapa válida para o ShowDown, novo sistema de pontuação adotado pelo campeonato SuperBike Series Brasil em 2012 que aproxima os oito primeiros colocados, institui uma nova pontuação a eles, separando-os dos demais, e coloca o título novamente em disputa nas quatro etapas finais, deixando a incógnita de quem será o grande campeão da temporada 2012, afinal, as diferenças entre os oito primeiros passa a ser mínima, e uma vitória ou derrota passa a fazer toda a diferença.
O atual líder, com 525 pontos, é o jovem piloto Diego Faustino, #68, da BMW Team Brasil, que ao longo da temporada foi se tornando um dos grandes favoritos ao título do SuperBike Series Brasil 2012.
Com apenas 22 anos Faustino já escreveu sua história como um dos grandes nomes da motovelocidade revelado no maior campeonato da América Latina, e na reta final, o piloto pensa em prosseguir o trabalho desenvolvido durante todo o ano junto com sua equipe, “Apenas vou dar continuidade ao meu processo de evolução, o qual teve início na primeira etapa”, comenta piloto.
Cada equipe tem sua estratégia que leva em conta características como perfil do piloto, condições da moto, especificações do circuito. Enquanto muitos acreditam ser o momento do tudo ou nada, para Faustino, é o momento de manter o equilíbrio e trabalhar em cima da experiência que adquiriu durante cada etapa. O piloto comenta sua estratégia, “Em momento algum eu arrisquei e não será nas etapas decisivas que farei isso. Meu limite está longe de ser alcançado e minha evolução é constante devido às experiências particulares de cada etapa, então não vejo necessidade de arriscar, e a estratégia correta é o momento que vai dizer”.
A preparação básica para essa fase final do campeonato envolve investimento na moto, no corpo e na mente do piloto. O trio alinhado é fundamental para um bom resultado. Faustino afirma que vem para vencer, e que todos os itens serão devidamente trabalhados para atingir seu objetivo.
O piloto José Teixeira, o Cachorrão, #51 da equipe Honda Racing, é muito querido pelo público que acompanha o SuperBike. E seja para qual etapa for, ele arrasta seus fãs que vibram a cada curva, cada acelerada. Além do talento na moto, o carisma é sua grande arma, Cachorrão está sempre com um sorriso no rosto pronto para gritar seu já famoso slogan “VAI, VAI, VAI”.
Uma curiosidade, é que além de piloto profissional, Cachorrão exerce outra profissão, advogado há 15 anos, formado desde 1996, o Dr. Cachorrão, trabalha na função de substituto do oficial de registro de imóveis de Indaiatuba, ou seja, durante a semana terno e gravata, e aos finais de semana macacão nas pistas. “Minha profissão é muito linda, muito maravilhosa e tem tudo a ver com a motovelocidade. A moto me traz toda aquela paz que preciso para aliviar o stress que vivo durante a semana”, afirma o piloto.
Voltando para as pistas, o que se pode observar sobre o piloto é uma oscilação entre ótimos resultados e algumas etapas sem resultados tão expressivos assim. Mas a garra e a competência o colocaram entre os 8 pilotos do ShowDown. “Sou muito braço duro, fico muito adrenado querendo buscar, e às vezes, esqueço de frear em alguns pontos essenciais, isso acaba me prejudicando, e aí tenho que ir pra cima e reconquistar posições”, comenta.
Cachorrão fez uma excelente corrida na última etapa em Santa Cruz do Sul e terminou em segundo lugar, “A pista é difícil, larguei bem, mas depois perdi o rendimento, e tive que recuperar tudo”. Com esta segunda posição, Cachorrão garantiu a pontuação necessária para se afirmar como 5º colocado . Ele promete mesmo dar muito trabalho para seus adversários.
Sobre o ShowDown, Cachorrão está confiante, “Eu sou o Cachorrão nas pistas, mas eu estou guardando um pulo do gato para o ShowDown. Nas 4 últimas etapas pode ter certeza que o Cachorrão vai estar afiado”, afirma.
O ShowDown garante também mais visibilidade para o campeonato, já que a toda etapa o cenário pode mudar, e o título passa a ser definido apenas na última etapa.
Os pilotos do SuperBike não andam na pista desde 2010, então esta será a primeira vez de alguns pilotos, ou ainda exigirá uma nova adaptação ao traçado. Por isso, a comissão dos pilotos do campeonato Instituiu para esta etapa um corte de 107% em relação ao tempo da Pole de sábado. Isso significa que os treinos de sexta serão fundamentais para a preparação dos pilotos.
O fim de semana está cercado de muita expectativa. Quem vai se dar bem? Os pilotos vão para a pista debaixo de muita expecativa e forte torcida para começar a decisão de quem será o grande campeão da temporada.
0 comentários:
Postar um comentário