dicas de como fazer uma viagem de moto

domingo, 8 de julho de 2012


Com a chegada do verão e com ele as férias, aquela tão esperada viagem com a motocicleta esta mais perto para se realizar. Com o aumento do fluxo de veículos nas estradas nesta época, veja algumas dicas para não passar por sustos e cuidados que se deve ter para não ter dor de cabeça.

Primeiramente, se vista corretamente, pois os equipamentos de segurança servem para evitar ferimentos em uma eventual queda, além de garantir maior conforto para quem pilota e para quem estiver na garupa.
As jaquetas e calças devem ser de tamanho justo, assim não balançam com o vento da estrada e prefira roupas que possuam proteção rígida, múltiplas regulagens para o corpo e tecido com resistência contra abrasão e cortes.
O principal item de segurança e único obrigatório pela legislação brasileira é o capacete o qual deve estar em perfeito estado, dentro do prazo de validade, viseira limpa e sem riscos. Viseira fumê ajuda aos que não gostam de pilotar de óculos de sol, já os capacetes tipo “coquinho” são proibidos e os modelos abertos só podem ser usados com óculos de proteção, os modelos off-road na são os mais adequados para o uso nas rodovias, pois a palheta superior segura o vento, fazendo assim com que a cabeça do piloto seja jogada para trás durante a pilotagem.
Realizar uma revisão antes da viajem tem que ser feito, afinal a coisa mais desagradável é ficar parado no meio da estrada devido a uma pane mecânica, faça a verificação dos procedimentos básicos, como ver o estado e a pressão dos pneus, nível de óleo, condições das velas e o funcionamento da buzina, lâmpadas e cabos de acionamento. Estes são itens fáceis de conferir e corrigir caso haja falhas.
Trace um roteiro antecipadamente, faça uma busca pela internet onde você, além de conseguir ter acesso a mapas das estradas, consegue verificar as condições da estrada e relatos de quem já viajou para o local e dicas sobre o percurso.
Verifique se a documentação e a habilitação estão em ordem, já que as autoridades nas estradas no final do ano tende a aumentar, e irregularidades como validade do documento e habilitação vencida geram multas além do transtorno.
Ande sempre com o farol aceso, evite transitar no “ponto cego” dos veículos não é preciso correr você ira chegar do mesmo jeito e indo com mais calma curte mais o momento da moto na estrada.

Fonte: Uol
Tags: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...