Dica de viagens de motoqueiros

sábado, 21 de julho de 2012



Semelhante ao mergulho, deve-se evitar a viagem solo, ou seja, uma só moto. O mínimo recomendado são dois motociclistas. No caso de uma pane, existe alguém para buscar socorro enquanto a moto não fica sozinha. Mas se for inevitável, seguem alguns conselhos que podem ajudar na sua viagem.


Comunicação:


Sempre que possível, leve um telefone celular e os números de locais e pessoas que você possa precisar, como por exemplo: o Hotel que você está indo, seu mecânico, etc...
Lembre-se que alguns celulares tem cobertura limitada, como é o caso de celulares de cartão.


Check-up:


Desnecessário lembrar que a moto deve estar em condições para a viagem. Por menor que seja a distância, você vai estar longe de casa e isto aumenta muito um pequeno problema.


Dentre os itens normais de manutenção preventiva, dê especial atenção:
· Condições e calibragem dos pneus.
· Nível do óleo. Verifique se a distância não excederá a hora da próxima troca.
· Nível do fluido de refrigeração (quando aplicável).
· Pastilhas de freio
· Fixação dos retrovisores (indispensável o uso)


Programação:


Com o auxílio de um mapa, programe as paradas de acordo com a autonomia de sua moto e seus limites. Para motociclistas com menos experiência, aconselhamos uma parada a cada 100 km aproximadamente. Para viagens longas e motociclistas em boas condições físicas, os primeiros 100 ou 200 km não mostram o cansaço, mas acreditem, as paradas iniciais farão muita falta no final.


Para programar as paradas pode-se contar com a ajuda de mapas rodoviários que mostram postos de abastecimento e paradas.


Na Internet pode-se obter ótimos mapas no site www.estradas.com.br. ou então através dos guias especializados adquiridos nas bancas de jornais e revistas.


Posicionamento na estrada:


Estradas de mão dupla:


Ocupe a sua faixa posicionando-se no espaço relativo a um carro, evitando assim a tentativa de um veículo de quatro rodas em se posicionar a seu lado.


Só ultrapasse com segurança e quando houver espaço para você voltar para sua pista. Certos motoristas não gostam de dar espaço para motos e você acaba ficando "preso" entre as duas pistas e em situação de muito perigo.


Estradas de mão única, duas pistas:


Da mesma maneira que acima, posicione-se ocupando o espaço relativo a um carro. Trafegue normalmente pela faixa da direita usando a faixa da esquerda somente para ultrapassagens. Nas mudanças de faixa use o retrovisor mas dê uma rápida olhada antes, dependendo da posição, seu retrovisor pode esconder um carro pequeno.


Atenção especial para incidência de óleo na pista da direita (pista dos caminhões).


Estradas de mão única, três pistas ou mais:


Idem a duas pistas, mas dependendo do movimento da rodovia, pode-se trafegar pela pista do meio, evitando assim o óleo da pista da direita. Porém redobrar a atenção com os retrovisores em relação aos carros que se aproximam, não é incomum automóveis te ultrapassando pela direita.




Velocidade:


SEMPRE respeite os limites de velocidade das estradas, em caso de chuva, reduzir os limites para velocidades em que você se sinta seguro pilotando. Nas curvas, inclinar a moto bem menos que o habitual e cuidado com o óleo.


Se seus pneus não estão em condições (sulcos com no mínimo 1,6 mm), não viaje na chuva, PARE e espere.


Temos dicas específicas para chuva e viagens a noite.


Roupas:


USE SEMPRE CAPACETE. Se sua moto não é uma Cruiser com bolha (parabrisa), que proteja seu rosto, use sempre capacete integral ou com viseira. Uma pedra levantada por um carro ou por seu próprio pneu dianteiro a 100 km/h, pode machucá-lo e derrubá-lo com o susto, isto sem falar dos insetos.


Apesar do calor não abra mão do casaco de couro, calças jeans ou couro e botas. As luvas são importantes para proteção e evita que depois de um dia inteiro de viagem no sol você descubra que ganhou um par de mãos vermelhas na extremidade de braços brancos.


O casaco de couro não protege do frio, em caso de frio intenso, usar uma roupa quente por baixo. Na emergência, jornal por dentro da jaqueta, luvas e botas faz milagres.


A noite procure usar algo colorido por cima do casaco, adesivos reflexivos no capacete também ajudam. Lembre-se você tem que ser visto de longe.


Toques:


Se uma moto ou carro, normalmente com dois ocupantes chega rápido em você e não te ultrapassa, procure o primeiro posto policial ou parada, pode ser uma tentativa de assalto.


Em caso de pane e sem garupa, não deixe a moto na estrada. Procure parar um caminhão ou pick-up e transporte a moto até lugar seguro. No transporte sem cordas para amarrar, coloque a moto transversalmente, se possível, arme o descanso lateral, posicione-se no lado oposto ao descanso e peça ao motorista para ir devagar.


Se a garupa for mulher, é mais seguro ela ir procurar socorro de preferência em um carro de família e você ficar com a moto.

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