Antes de viajar, faça a revisão de moto.Dicas de uma boa viajem sobre duas rodas

domingo, 22 de julho de 2012




Em época de férias, as longas viagens se tornam bem mais comuns. Para ter um passeio seguro, a revisão dos itens básicos da motocicleta deve estar entre os preparativos. Pensando na segurança dos usuários, a Honda  dá dicas de manutenção e de pilotagem para quem pegará as estradas em busca do merecido descanso.





Abastecimento
Confira se existem postos de abastecimento de combustível e restaurantes no seu trajeto antes de pegar a estrada. Ao parar para abastecer, a recomendação é checar o nível do óleo do motor e a calibragem dos pneus.




Pneus e rodas
Antes de pegar a estrada, confira se a calibragem dos pneus está de acordo com as especificações do manual do proprietário. Com garupa, o pneu traseiro deve receber pressão maior para compensar o peso extra. Veja também a presença de objetos presos, como pregos, cacos de vidros e pedras e cheque se algum raio da roda está quebrado, pois pode perfurar a câmara de ar e comprometer sua segurança.



Lubrificação
É recomendável verificar diariamente o nível do óleo lubrificante. Caso esteja abaixo do sugerido, deve-se preencher ou efetuar a troca completa. É importante lavar e lubrificar o sistema de transmissão – corrente, coroa e pinhão – após o uso da motocicleta em estradas de terra.



Freio
O sistema de freios é um item indispensável para a segurança. Por isso, verifique se está devidamente regulado e lubrificado. Se for hidráulico, é importante checar o nível do fluido. Se a indicação estiver abaixo do mínimo, pode haver vazamento ou desgaste excessivo da pastilha. Nesses casos, é fundamental levar a uma concessionária para realizar o check-up do sistema de freios.



Filtros
Atenção à substituição do filtro de óleo. O de ar, por reter muitas impurezas, deve ser limpado periodicamente ou substituído quando necessário para evitar desgaste prematuro dos anéis e do cilindro do motor. Se for de espuma, é necessário lavá-lo com querosene e reaplicar óleo de motor.



Sistema elétrico
Outro item fundamental é o sistema elétrico. A inspeção inclui conferir o funcionamento das luzes e do freio, a sinalização, a lanterna, o farol e o painel. Qualquer tipo de problema nesses equipamentos será considerado infração média, segundo o CTB, e você correrá o risco de ser multado. A falta de iluminação poderá afetar diretamente sua segurança.
Piloto também faz parte
As dicas para uma pilotagem mais segura não estão ligadas apenas ao veículo de duas rodas. Confira as "peças" que não estão no corpo da moto, mas precisam de atenção.
> Piloto relaxado
É recomendável também que o motociclista faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os efeitos da fadiga e da ação do vento.



> Vestimentas
Roupas de cor clara facilitam a visão de outros motociclistas e veículos maiores, principalmente à noite. Já calças e jaquetas confeccionadas em tecido grosso ou couro são indispensáveis, assim como botas ou sapatos que cubram bem os pés, luvas apropriadas e capa de chuva.


> Capacete
Item básico de segurança e obrigatório segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o capacete precisa estar dentro do prazo de validade. Antes de iniciar a viagem, deve ser ajustado de forma a não ficar apertado nem folgado.



A viseira também exige cuidados: precisa estar sempre limpa e sem riscos, para não prejudicar a visibilidade em dias chuvosos e durante a noite.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...