BMW S 1000RR: Teste do Modelo 2015 da superesportiva alemã
Versão à venda no Brasil é a mais completa: cinco modos de pilotagem, RaceABS e suspensão eletrônica
BMW S 1000RR: Teste do Modelo 2015 da superesportiva alemã
BMW S 1000 RR 2015 : esbelta e sofisticada
Quando foi lançada em 2009, a BMW S 1000RR quebrou diversos paradigmas: era a primeira
BMW S 1000RR 2015 é importada em sua versão mais completa
Entre as novidades está uma velha receita do segmento de superesportivas: menos peso e mais potência. Com mais 6 cv, agora são 199 cv de potência máxima, e uma redução de 4 kg para 204 kg em ordem de marcha, podemos dizer que a
BMW S 1000RR 2015 está 4 kg mais leve e 6 cv mais potente: motor de quatro cilindros produz 199 cv
BMW S1000 RR 2015 – De cara nova
Para não restar dúvida de que se trata de um modelo novo, a fábrica bávara fez questão de atualizar o design da S 1000RR 2015, mas sem perder sua identidade visual. Os marcantes faróis assimétricos foram mantidos, mas inverteram de lado: o mais ovalado agora está do lado direito, enquanto o outro ficou mais alongado.
Novo escapamento trouxe benefícios como o menor peso
Lanterna traseira ficou mais larga e setas usam LED
BMW S1000 RR 2015 – Ágil e esbelta
O restante do peso perdido saiu do quadro, que ganhou nova estrutura, melhorando o equilíbrio entre rigidez e flexibilidade. Toda a geometria da S 1000 RR foi revista: ângulo de cáster, distância entre-eixos… Tudo para melhorar a maneabilidade da S 1000RR que, vale dizer, já era excelente.
Quadro é mais leve e tem nova geometria, que facilitou ainda mais deitar a S 1000 RR nas curvas
Nas suspensões mais novidades. O garfo telescópico invertido na dianteira e a balança traseira monoamortecida são agora ajustados eletronicamente, pois a versão que vem ao Brasil inclui o moderno
Caso contrário, pode fazer como eu: confiar nos modos de pilotagem. São três de série (Rain, Sport e Race) e mais dois no pacote “Full” vendido no Brasil, Slick e User, este último sendo completamente personalizável. Cada modo altera desde a resposta do acelerador, potência do motor, a atuação do ABS, controle de tração e até os parâmetros da suspensão. Tecnologia de última geração a serviço da segurança, e capaz de permitir que até amadores possam pilotar essa S 1000RR com rapidez na pista, é claro.
Com a S 1000RR até mesmo pilotos amadores podem andar rápido e com segurança na pista, é claro
BMW S1000 RR 2015 – Mais amigável e rápida
De acordo com a BMW, a nova S 1000 RR foi aprimorada para se tornar mais amigável em todos os aspectos, seja para contornar as curvas de uma serra sinuosa ou para ser levada ao extremo na pista. Já pude notar parte dessa amabilidade quando, ao retirar a unidade para teste em um dia frio e chuvoso, utilizei com prazer o novo aquecedor de manoplas e escolhi o modo Rain. A potência do motor de quatro cilindros em linha e 999 cm³ é reduzida dos 199 cv originais a 13.500 rpm para “apenas” 187 cv a 13.260. A suspensão fica mais macia e o ABS e o controle de tração ficam mais atuantes.
O motor, com diversas mudanças internas, além de mais potente, agora oferece uma curva de torque mais plana. Do máximo de 11,5 kgf.m a 10.500 rpm, mais da metade disso já aparece aos 3.000 giros, facilitando assim a pilotagem “civilizada”. Quando antes era preciso utilizar a primeira, pode-se rodar em segunda marcha.
Mas a S 1000RR 2015 está ainda melhor em um quesito onde o modelo anterior já se destacava da concorrência: é fácil de ser pilotada esportivamente em uma pista. A começar pelos inúmeros sistemas eletrônicos que ajustam diversos parâmetros e são, praticamente, a prova de “barbeiragens”.
Painel bem completo traz todas as informações sobre a moto e mais parece um cockpit de avião
BMW S1000 RR 2015 – Na pista
Mesmo sem conhecer o traçado da pista do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, após poucas voltas já pude me divertir com a S 1000RR. As mudanças ciclísticas deixaram a moto mais ágil e dão mesmo a impressão de que a esportiva alemã perdeu mais de 4 kg. Está (ainda) mais fácil deitar nas curvas e até mesmo manobrá-la em baixa velocidade.
No princípio, ainda me acostumando ao desenho do autódromo, optei pelo modo “Sport”. A potência máxima está à disposição do piloto, mas a resposta do acelerador é mais gentil, o que torna difícil notar os cavalos a mais do motor. Mas já se percebe que o torque está disponível em uma ampla faixa de giros.
Já mais à vontade com a S 1000RR e com a pista, passei a frear mais tarde nas entradas de curvas. Ao final da reta oposta de cerca de 700 m, com o giro lá no alto e a velocidade beirando os 200 km/h, uma frenagem mais tardia mostrou a maior atuação do
No modo Race, ABS permite frenagens mais bruscas sem atuar e controle de tração fica menos intrusivo
Com o acelerador mais arisco em ação, a rapidez com que os giros crescem impressiona e o
E ainda há muitos outros como o sistema anti-wheeling, que evita empinadas, ou ainda o Race ABS, com acerto mais adequado a uma pilotagem esportiva e rápida na pista. Como parte do pacote Pro, além do modo “Slick” (para ser usado com pneus de pista) e o User, vem junto um controle eletrônico de largada e um limitador de velocidade nos boxes.
BMW S1000 RR 2015 - Upgrade e Regime
Se a primeira BMW S 1000RR virou referência, a nova geração recebeu melhorias importantes para manter-se no topo e enfrentar a nova e mais acirrada concorrência. A Yamaha renovou sua R1 e a Ducati deu mais motor a sua Panigale, agora chamada de
Detalhe do pequeno banco da garupa e apoio lombar para “segurar” o piloto nas acelerações
Em resumo, a nova S 1000RR 2015 ficou mais potente, ágil e segura. Permitindo que até pilotos amadores possam se divertir com rapidez em uma pista de corrida. É como se a BMW levasse sua esportiva a um SPA para ficar mais magra e ágil e depois desse uma passada no setor de TI para fazer um upgrade em toda a sua eletrônica.
*Agradecimento: Haras Tuiuti.
Fonte: www.bestriders.com.br
1 comentários:
Motocicleta muito bonita, e parece super veloz só de olhar... adorei.
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