Dicas de uma boa viagem sobre duas rodas-Dicas de mecânica de motos

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

VIAGEM DE MOTO


                                        VIAGEM DE MOTO

Esse texto não te por finalidade ensinar os motociclistas, afinal a maioria já leu ou já sabem os procedimentos a serem usados de acordo com as mais diversas situações, porém, nos como motociclistas que somos, estamos sempre prontos a participar quando o assunto é segurança com motocicletas.



Conselhos úteis e de segurança para uma boa viagem de moto
OBSERVAÇÃO: A presente matéria tem por objetivo orientar motociclistas que realizam viagens curtas ou/e longas; não possuo interesse econômico com a divulgação da mesma, e minha recompensa é facilitar, ou salvar vidas de motociclistas que possuem o hoby de viajar de moto, e em conseqüência não me responsabilizo por qualquer evento, por mais diversificados que forem.

Os “Conselhos úteis e de segurança para uma boa viagem de moto” é o resultado de compilações de diários de bordos, e anotações que realizei em mais de 100.000 quilômetros de viagens. ESTA OBSERVAÇÃO FAZ PARTE INTEGRAL DO ABAIXO DESCRITO.

1. Decidir o destino (trajetória), com a maior pesquisa sobre o local, condições das estradas, distâncias, postos de abastecimentos dentro da autonomia das motos, o que pretende visitar, conhecer, como chegar. É útil levar o mapa rodoviário, e assinalando o trajeto que vai percorrendo anotando os locais dos pernoites. Em relação às despesas, verificar em separado o titulo MONTAGEM FINANCEIRA, bem como O QUE LEVAR.

2. Procurar parceiros ideais, números de dois (máximo de três), que possuem motos parecidas em cilindradas, ou que andem na mesma proporção em velocidade de cruzeiro.
3. Andar em média entre 500 a 800 Km/dia, com a velocidade entre 100 e 120 Km/hora.

4. Sair o mais cedo possível do dia, pois rende a viagem (facilitar o manuseio das bagagens, retirando somente o que vai ocupar no período noturno, deixando os alforjes na moto prontos para continuar a viagem no dia seguinte, (quando possível, dependendo dos dias que permanece no local, observando a segurança das motos e bagagem, na pousada,) (fica próximo ao quarto) hotel (com garagem segura e fechada), e camping (ao lado da barraca).
5. No primeiro posto de combustível à direita da pista, após 200 Km de percurso, parar, deixando a moto bem a vista na estrada e entrada do posto, para o parceiro ver, ir ao banheiro, comer alguma coisa, tomar refrigerante ou muito líquido, não ingerir bebidas alcoólicas, e procurar caminhar (movimentar-se, fazer alongamento) para descontrair os músculos. Conforme a autonomia das motos, quando a menor abastece, todas tem que abastecer. Tais procedimentos serão repetidos a cada 200 Km, procurando-se diminuir o tempo de parada no posto. (No terceiro dia, dois motociclistas, chega-se a 10 ou 12 minutos de parada).

6. Quando for viajar com mais de um parceiro, não esquecer do esquema: “olho na luz da moto”, (na estrada, diminui-se a velocidade, até que o motociclista da frente visualize a luz da moto, e na cidade não pode perder-se a luz da moto do parceiro que vem atrás, para e espera, ou/e retorna).
7. Um motociclista leva o celular com bateria carregado, e previamente combina a forma e horário de se comunicar, em caso de perder.
8. Todos os objetos deverão ser embalados nos alforjes, em sacos plásticos transparentes, para facilitar o manuseio, por causa da chuva, poeira, dividindo os objetos conforme a finalidade e praticidade (saco plástico transparente, evita ter que abrir o saco para ver seu conteúdo; praticidade, cada saco contém só calça, só camiseta, sendo que meia e cueca vão em um único saco)

9. Realizar a previsão de quilometragem diária, com gastos de combustível, hospedagem, alimentação, e extras, levando aproximadamente 70% em moeda corrente, e o restante em cheques, andando diariamente com o valor de dois dias de previsão, em dinheiro, em bolsos separados, o restante fica estrategicamente guardado na moto. O talão e o cartão de cheques ficam separados.
10. Qualquer um dos motociclistas pode parar para tirar fotos.
11. Havendo um ou mais apressadinho, antes de dobrar ou entrar em um trevo, a moto da frente deverá aguardar até a última chegar.
12. Antes de ir para o camping, pousada, hotel, motel, revisar a moto (utilizar a listagem que vem no manual (fica em forma de xerox junto com os documentos para maior facilidade), encher o tanque, calibrar os pneus (de preferência com hidrogênio) engraxar a corrente, etc…)
13. Ao chegar na cidade do pernoite, parar no “point” da cidade, e saber qual o hotel ou similar, que fica perto da vida noturno, verificando a habitabilidade do mesmo (chuveiro, cama, barulho e segurança). Pode pegar um outro mais retirado, entretanto para visitar a vida noturno, é conveniente que se locomova de táxi.

14. Evitar viajar no período noturno. Um dos principais conselhos é um bom sono, tranqüilo e seguro = DORMIR BEM.
 15. No período noturno, na pousada ou similar, após o banho, jantar, etc…, deixar os alforjes prontos e também o traje de viagem do dia seguinte, (se for vestir o mesmo traje, coloca-se em frente a cama, de tal forma que quando tirar, já facilite para vestir), já guardando em separado o vestuário do dia anterior para agilizar a saída.
16. Se optarem ficar na cidade ou praia, etc, é após o jantar que se verifica o roteiro, local onde visitar, tomando informações por mapas, garçons, funcionários da pousada, campistas, viajantes, etc, atualizando o diário de bordo. Por segurança e havendo a disponibilidade, poderá realizar, “no mínimo dois motociclistas”, um passeio noturno pela cidade (não esquecer de levar o cartão da pousada, hotel, ou camping).

17. Tomar decisões: Vence a maioria, procurando observar as possíveis conseqüências, maiores conhecimentos da região, especialmente pontos turísticos ou do interesse em geral, dando preferência ao bom senso e coleguismo.
18. Liberdade total para receber e chamar a atenção sobre as regras de trânsito e segurança.
 19. PREPARANDO O RETORNO: procure sempre realizar por outro trajeto, bem como iniciando a preparação espiritual, psicológica, para começar o BASQUETE ao final do destino, e a despedida dos motociclistas.
20. Parceiro que sai junto, chega junto = REGRA GERAL
BOA VIAGEM – de um Motociclista, que tem uma só regra: Viajar com segurança, bem consigo, com todos, e com a natureza.

Fotos:
VIAGEM DE MOTO

VIAGEM DE MOTO

VIAGEM DE MOTO

VIAGEM DE MOTO


VIAGEM DE MOTO

VIAGEM DE MOTO

VIAGEM DE MOTO

Palavra chave: mecânica motos, tecnico em mecanica, tabela fipe motos, i motos, curso de mecanica, videos em engraçados, moto para motoboy, frases com motos, trilha com motos, assistir vídeos engraçados, 2013 7 galo, análise, CB 300r, Honda, MotoGP, motovelocidade, personalização, Pirelli Super Bike, Ninja 250r, North West 200,Superliga Brasil de Motocross, treino, Ténéré, YamahaDucati, Honda CB 600 F Hornet, Motos Usadas, Kawasaki, Motos Novas, Fazer, Transalp, Fipe, Yamaha YZF R1, Suzuki, Kasinski, Moto Velocidade, Srad, Sundown, Motos, CBR, Harley Davidson, MotoGP, BMW XT 660, Tornado 600RR, Ofertas, Shadow, Revista Off Road

Fonte: www.motoesporte.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...