Problemas na partida de sua moto? Dicas de mecânica de motos

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Quando você tenta dar a partida na moto e ela não pega nem à custa de reza brava, mesmo com bateria nova, é melhor ficar sintonizado com alguns detalhes, tais como: ignição fora do ponto ou mistura ar x combustível incorreta.

Três elementos fazem-se importantíssimos na partida do motor: combustível, compressão do ar e ignição. Se um destes estiver fora de sincronia com os outros dois, com certeza, você terá problemas, se não ao ligar, ao engatar a primeira e tentar sair.
Vela de moto


Saiba mais sobre cada um deles:
Combustível - É comum relacionar os problemas de partida a alguma irregularidade no carburador. Em motos mais antigas, é também comum que o motor fique afogado devido a uma alteração no nível da bóia, ou gasto da válvula de entrada de combustível. Vibrações das bóias e da agulha causam gastos de material que elevam o nível de combustível na cuba. O afogador também pode sofrer desgastes que permitem que parte do combustível suba até o canal do próprio afogador. Verifique as velas, conferindo se estas provocam faíscas normais ao tentar dar a partida. Para isso, apenas retire o "cachimbo" de cada vela (se sua moto possui mais de uma), deixe-o próximo a ela e tente dar a partida. Se a faísca não ocorrer, ou ocorrer com muito baixa intensidade, pode ser sinal dos problemas relatados acima. Se a vela estiver "colada", é hora de trocá-la. Aquele pininho (eletrodo central) que há na extremidade da rosca deve estar em torno de 2 mm de distância do eletrodo de massa, que é aquela pequena haste que se dobra acima da rosca. No mínimo, tente limpar essas partes usando uma lixa de unha caseira (do tipo "palito de picolé").
Compressão de ar - baixa taxa de compressão frequentemente causa problemas de partida. Isso acontece devido ao desgaste dos anéis e do pistão. Para verificar o problema, use um medidor de compressão, abra o acelerador, aperte o botão de corta-corrente para evitar problemas de ignição ou tomar choque, e pedale o pedal de partida rapidamente até que o medidor tenha atingido o máximo. A pressão mínima para um motor pegar é 120psi (pounds per square inch). A maioria das motos tem uma taxa de compressão de 175 até 200 psi.

Ignição - problemas comuns com a parte de ignição são conexões oxidadas ou falhas no sistema de ignição. Para evitar problemas com conexões, limpe-as frequentemente e aplique um spray próprio para sistemas de ignição. Não use silicone, pois ele oxida as conexões. Existem duas maneiras de se verificar a parte elétrica:
                1. medindo a resistência das bobinas;

                2. medindo a voltagem que alimenta a bobina principal, que fica entre o stator/rotor e a vela. Um motor necessita atingir no mínimo 45 Volts (CA), pedalando, para ele pegar. Se você não tem um voltímetro mas quer verificar se a ignição está ficando fraca, reduza a abertura dos contatos da vela até 0.05mm. Se o motor pegar mais facilmente, isto é um sinal que o gerador está ficando fraco. Casa você tenha de empurrar a moto para que ela funcione, com certeza existe algum problema com a ignição e provavelmente o motor também apresenta outros problemas como: falha em giros altos ou queima da vela.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...