Histórico
Lançada em setembro de 1999, em substituição à NX 350 Sahara, a NX4 Falcon teve poucas alterações ao longo de sua fabricação, até ser relançado em 2012 com injeção eletrônica e sutis alterações no seu desenho. Também é comercializada na Argentina, México, Perú e Portugal.
Possui motor monocilíndrico de quatro tempos derivado da XR 400 de enduro, com quatro válvulas e comando simples no cabeçote (OHC). A potência máxima declarada é de 30,6 cv (22,82 kW) na versão antigo, e a 6.500 rpm, enquanto o torque máximo declarado é de 3,51 kgfm (34,41 Nm) a 6.000 rpm. Utiliza um chassi do tipo berço semiduplo, que ancora suspensão dianteira de longo curso (220 mm) e da traseira Pro-Link (195 mm de curso). Conta com freio a disco em ambas as rodas, sendo um disco de 256 mm na dianteira com pinça de duplo pistão, e disco de 220 mm e pistão simples na traseira.
É equipada com câmbio de cinco velocidades e partida elétrica, sendo sua transmissão final feita por corrente. Possui rodas 21" na dianteira e 17" na traseira, calçadas com pneus Pirelli MT-60 de uso misto.
Seu peso a seco é de aproximadamente 151 kg. Conta com tanque de combustível com capacidade para 15,0 litros, sendo 5,3 L de reserva. Isto lhe dá autonomia para cerca de 300 km, com o consumo médio na casa dos 20 km/L na cidade.
No mercado Brasileiro, acima destaca-se a Yamaha XT 660e dentre as importadas, as opções são maiores, como alguns modelos da KTM, da Husqvarna e da Kawasaki. Foi utilizada como viaturas militares em diversos estados Brasileiros, como Rocam em São Paulo e Ronda do quarteirão no Ceará. Em 2009 a honda do Brasil anunciou que o modelo não será mais produzido, colocando em evidência a Honda XRE 300. Ela deixou de ser produzida devido à entrada em vigor agora em janeiro de novos limites de emissão de poluentes para motos (Promot 3), a Honda parou de fabricar a NX4 Falcon. Lançada no segundo semestre de 1999, tendo sido produzidas aproximadamente 120 mil unidades. Entretanto em 2012 a Honda traz de volta a moto, sendo, desta vez com injeção eletrônica, perdendo aproximadamente dois cavalos de potência, passando de 30,6 CV a 6.500 rpm para 28,7 CV a 6.500 rpm, seu torque também diminuiu um pouco, passando de 3,51 kgf.m a 6.000 rpm para 3,27 kgf.m a 6.000 rpm, e apesar de sua volta, a Honda XRE 300 não sai de linha, abastecendo o mercado das 250-300 e a Falcon fica como uma opção mais potente, ela passou por um Face-lift discreto, ganhando linhas mais angulosas ela também ganhou a sigla "i" em seu nome, fazendo menção à palavra injection, devido ao fato de ganhar injeção eletrônica passando a ser chamada de NX Falcon 400i.
0 comentários:
Postar um comentário