Honda CBX 250 Twister-Dicas de mecânica de motos

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Honda CBX 250 Twister
CBX 250 Twister foi uma motocicleta fabricada pela Honda no Brasil onde teve seu primeiro mercado, sendo posteriormente exportada e fabricada em outros países da América Latina.
A moto teve sua fabricação iniciada em abril de 2001, e foi concebida para substituir a CBX 200 Strada, que deixou de ser fabricada no ano de 2002. Em 2006 ela sofreu algumas pequenas modificações estéticas.
Esta motocicleta também era vendida na Argentina e no México, além de ser exportada para alguns países da Europa, sob o nome de CBF 250, com pequenas modificações.

Outras especificações

Chassi: Berço semi duplo
Óleo do motor (total): 1,7 litro

Sistema Elétrico

Ignição: CDI (ignição por descarga capacitiva)
Bateria: 12 V - 7 Ah (selada)
Farol: 35/35 W - lâmpada halógena (Na CBF 250 Europeia, a Lampada é de 55/60 W)
[editar]Desempenho e Consumo
0 a 100 km/h: 11.4s
Vel. Máx.: 150 km/h e até 160 km/h reais em descidas.(painel em 160 km/h)
Consumo urbano: 23 km/l*Consumo rodoviário: 27 km/l
Consumo em altas rotações: 18–20 km/l
tanque 16.5 L
reserva 2.5 L

Histórico

Ano 2001 e 2002
Fabricada em três cores:
Vermelho metálico,
Preta,
Azul metálico claro.
O adesivo do tanque é o que tem escrito "TWISTER". Nas Twisters AZUL e VERMELHA, o adesivo é PRETO E CINZA, e na Twister PRETA, o adesivo é avermelhado. A asa do tanque e a rabeta não tem adesivos diferentes, apenas o nome "Honda" na asa. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triângulo lateral. Essas são da primeira safra das Twisters. Elas já vinham de fábrica com o problema no amortecedor traseiro (que causa o Kick-back), com a fenda de óleo da biela com pouca vazão (ocasiona desgaste prematuro e até travamentos no motor), e com o tensor da corrente de comando problemático (dura pouco e começa a bater corrente de comando com menos de 10.000 km). Algumas vieram com o painel defeituoso também, que não era muito bem vedado e entrava água ao lavar a moto ou em dias chuvosos.

Ano 2003

Essas Twisters saíram em 3 cores:
Vermelha,
Preta,
Verde.
O adesivo do tanque é o mesmo "TWISTER" das 2001 e 2002. Nas Twisters VERDE e PRETA, o adesivo é PRETO E CINZA, na Twister VERMELHA, o adesivo é avermelhado. A asa do tanque e a rabeta não tem adesivos diferentes. apenas o nome "Honda" na asa. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triângulo lateral. Nessa versão, eles corrigiram apenas o problema do amortecedor traseiro. A biela e a corrente de comando continuam vindo com problema, mas a garantia cobria e resolvia o problema da Biela. A corrente continuava a vir com defeito, e mesmo as peças de reposição não eram de boa qualidade. Então um fabricante de peças paralelas (Plasmoto) desenvolveu um modelo que é mais eficiente que o original. O painel foi corrigido e agora não entra mais água.

Ano 2004

Essas Twisters saíram em 3 cores:
Vermelha (Ferrari),
Preta,
Azul (Brilhante escuro).
O adesivo do tanque agora é o logotipo da Honda (aquela Asinha). Em todas as cores, todos os adesivos são na cor CINZA CLARO. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque não tem absolutamente nada. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triângulo lateral. Nessa, o problema da biela foi corrigido, mas o velho problema da corrente de comando continua. aperte a corrente de comando a cada 10 mil kl e já verifique a biela!

Ano 2005

Essas Twisters saíram em 3 cores:
Vermelha (Ferrari),
Preta,
Prata.
O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (como na 2004). Na vermelha e na preta os adesivos são todos da mesma cor (cinza claro), na Prata, todos os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250 DOHC 4 VALVE", e não tem mais o adesivo do triângulo lateral. As rodas e o motor são na cor CINZA OPALESCENTE, assim como o triângulo lateral. O problema do tensor de corrente de comando continua.

Ano 2006

Essas Twisters saíram em 3 cores:
Vinho,
Preta,
Prata.
O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (aquela Asinha, igual nas 2004 e 2005). Na Vinho e preta os adesivos são da mesma cor (cinza claro), na prata, os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250 DOHC 4 VALVE", e não tem mais o adesivo do triângulo lateral. As rodas e o motor são da cor "chumbo", puxado para o grafite, mas o triângulo lateral continua sendo cinza. Nessa versão a moto foi reestilizada… o painel tem um fundo novo, a asa do tanque é mais pontuda e tem duas entradas de ar. A rabeta tem um novo desenho, com linhas mais retas, o escapamento tem um protetor perto do bacalhau. Aparentemente o problema da corrente de comando foi resolvido.

Ano 2007

Essas Twisters saíram em 4 cores:
Vinho,
Preta,
Prata,
Amarela
O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (aquela Asinha, como nos 3 anos anteriores), e parte do logotipo da honda, para completar o adesivo da asa do tanque. Na Vinho e preta os adesivos são da mesma cor (cinza claro), na prata e na amarela, os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250", e este é grande, ocupa quase toda a asa do tanque, e completa o adesivo do tanque. As rodas e o motor são na cor GRAFITE, mas o triângulo lateral continua sendo cinza. Nessa versão a moto tem as mesmas carcaças da 2006, modelo novo, com as linhas mais retas e design mais atual.

Ano 2008

Essas Twisters saíram em 4 cores:
Vermelha,
Preta,
Cinza metálico,
Amarela
O adesivo do tanque é o logotipo da Honda (aquela Asinha, como nos 4 anos anteriores), e parte do logotipo da honda, para completar o adesivo da asa do tanque. Na preta, os adesivos são cinza claro, na prata, na vermelha, os adesivos são pretos. A rabeta tem um adesivo "Twister"… Na Asa do tanque, tem um adesivo escrito "CBX 250", e este é grande, ocupa quase toda a asa do tanque, e completa o adesivo do tanque. As rodas e o motor são na cor GRAFITE, mas o triângulo lateral continua sendo cinza. Nessa versão a moto tem as mesmas carcaças da 2006, modelo novo, com as linhas mais retas e design mais atual..

Fim de produção

A Honda anunciou oficialmente em 23 de Dezembro de 2008 que a moto vinha apresentando problemas de empenamento no bloco do motor, sendo necessária a retíficação logo na saída de fábrica, e decidiu por interromper a produção deste modelo (CBX 250) a partir de do dia 31 do mesmo mês e ano do anúncio, assim como os modelos Honda XR 250 TORNADO (mesmo motor) e a NX4 Falcon.
Em Maio de 2009, a honda anunciou a sua substituta no mercado nacional, a Honda CB 300 R que possui o mesmo bloco de motor da TWISTER CBX 250, só aumentado a capacidade na parte superior do motor para 291,6cm³.

Tuning

Uma das particularidades da Twister é a ampla variedade de acessórios disponíveis para Personalizações estéticas, funcionais ou mesmo de performance podem ser feitas, deixando a moto com uma identidade própria.

Estética

As personalizações estéticas podem ser de muitos tipos. São as mais comuns na Twister. Alguns exemplos de personalizações estéticas são:
Carenagem Integral
Spoiler de Motor
Eliminador de Para-lamas
Paralama esportivo
Carenagem parcial
Pintura de motor, rodas, bacalhau, chassis, mesa de guidon e/ou triângulo lateral.
Troca das cores das luzes do painel

Funcionais

As personalizações funcionais mudam certas características da moto, e permitem uma mudança estética porém com impacto na forma de conduzir a moto. Alguns exemplos são:
Escapamento esportivo
Aeroquip (flexível de Freio)
Espelhos retrovisores
Lampada do Farol

Performance

São preparações feitas no motor e partes relacionadas, a fim de obter uma melhor performance de acordo com a prioridade de uso (Maior economia, maior desempenho, maior durabilidade). Exemplos:
Kits de aumento de cilindrada (285, 293, 330, 360, 380)
Preparação do Carburador
Substituição do Carburador por outro maior (de Motos como XLX350, NX350 Sahara ou NX4 Falcon)
Troca de escapamento por um menos restritivo
Troca do filtro de ar por um menos restritivo
Alívio de peso da moto substituindo ou removendo peças desnecessárias a condução desportiva

11 comentários:

MARCOS E MOTOCICLISTAS AMIGOS disse...

Acho a manutenção primordial...
Tenho um cbx 250 ano 2008,uso um bom óleo de motor e troco sempre o filtro de óleo,em média com 1500 km no máximo...
Está com mais de 70.000km e nunca tirei a tampa dos tuchos ou regulei a corrente de comando...
òtima moto...não bate nada...

Tomwsouza disse...

Tenho uma 06/06, e estou mto satisfeito com ela! Excelente moto! Anda bem mas qdo enrola o cabo bebe com força, mas faz juz ao motor...

wdasilvaaguiar2gmail.com disse...

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Guilherme Loyrao disse...

tenho uma cbx250 2008 e esta com 26.000km , ando em alta rotaçao com ela e troco o oleo de 2.000 km
sou relaxado + [é a primeira moto que me aguenta no dia dia ]

Anônimo disse...

Tenho uma cbx250 2002,já fiz o motor, mas agora esta zerada muito boa

Anônimo disse...

Top demais essas informações, toda a trajetória da motocicleta desde o lançamento até sair de fábrica.Excelente blog

Unknown disse...

Velho tenho uma 2004 que toda noite eu tenho q desligar o registro da gasolina pois ela passa a noite inteira pingando se deixar ele normal ou na reserva.... Qual será o problema desse carborador???

Anônimo disse...

Estava vendo uma aqui 2002 pra comprar ,mas com esses problemas acho que vou deixar passar batido!!!

Unknown disse...

Bóia do carburador não tá vedando, troque o reparo, e a sede da agulha também.

Fernando disse...

Que problemas? Melhor moto do Brasil em questão de custo x beneficio x segurança. Se quiser economia pega uma biz ou pcx mad abre mão da segurança e ainda compra a moto mais cara. A Twister é barata, anda bem, a segurança que ela oferece vale pagar pelo consumo de 25 a 30km/L.

Unknown disse...

Comprei uma essa semana uma Twister 2008 cinza achei ótima em estabilidade segurança em curvas fechadas economia também sou motoqueiro a 26 anos eu gostei muito da Twister não disfarço mais não sempre estive moto da Honda mais essa me surpreendeu ótima macia toque rápido show em

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