CONHEÇA A WELBIKE! FEITA A PARTIR DA NECESSIDADE DO EXÉRCITOS BRITANICO!
Motos feitas para guerra eram lançadas de avião!
A Britânica Special Operations Executive (SOE), a partir de uma idéia do tenente Coronel John Dolphin a direção da Station IX , permitiu ao entusiasta Harry Lester desenhar e projetar algo que coubesse em uma caixa na cor verde especial, onde estava escrito Motor Cycle. Com 130 cm de comprimento, 38 cm de altura, e 30 cm de largura era para ser lançada de pára-quedas e, além disso, depois de chegar ao chão, fosse possível montar o mais rápido possível.
Excelsior Welbike 1942 caixa original
Com essas dimensões para transporte, foi usado no protótipo um motor Villiers com 98 cm3 a gasolina, monocilíndrico e dois tempos a gasolina. O tanque de combustível com 3,7 litros e tinha uma bomba manual embutida no tanque. Sua autonomia era de aproximados 140 km e rodava a quase 50 km/h. Uma vez em solo, a montagem era rápida: puxar o guidão e banco para cima e travá-lo, abrir os apoios dos pés e dar a partida, tudo isso em 11 segundos.
Welbike SOE's Folheto
Depois de longos testes na Escola de Operações em Arisaig, na Escócia, foi apresentado para as lideranças e aprovado! Próximo passo, enviar a Excelsior Ltd para desenvolvimento!
Vários “pilotos" foram construídos, testados e adaptados à realidade em 1942, inclusive o teste de ser lançada com paraquedas. Uma das conclusões que chegaram foi que o motor era fraco para transportar um soldado totalmente equipado, o que levou a ser reajustado na potência máxima!
Welbike SOE's Motor
Fácil e rápido de produzir, em 1942 já entrou em produção e, no ano seguinte já estava em uso, inclusive pelas forças de terra e mar, desembarcando em Anzio e Normandia sendo carregadas nas mãos pelos soldados, pois pesava 32 kg.
A Welbike foi se aprimorando e ao final foram três versões produzidas, cada uma com suas evoluções e adaptações para melhor atender as necessidades dos soldados. Foram 3641 unidades produzidas para várias finalidades e usos.
Welbike SOE's desembarcando Navio
Um detalhe importante foi que, a diferença de peso da Welbike e de um combatente, quando lançados de paraquedas, fazia com que eles chegassem ao solo em uma distância considerável devido ao vento. Isso criava uma situação mais delicada, onde o soldado teria que procurar onde havia pousado sua Welbike, que poderia ser perto do inimigo, em campo aberto ou até, no lado inimigo. Somando a baixa potência e as rodas pequenas em estradas ruins e, às vezes, sem estradas, acabaram sendo abandonadas por ser mais fácil o deslocamento a pé.
Welbike SOE's na Guerra
Outro ponto foi a produção de aviões maiores e com mais capacidade de carga, que passaram a permitir transportar cargas maiores, como motos. Foi onde entrou a Royal Enfield WD/RE.
Leia essa matéria com os modelos mais vistos na Segunda Guerra Mundial, essa Royal está lá! Para chegar na matéria é só clicar aqui:
Existem Welbikes espalhadas pelo mundo como Reino Unido, Estados Unidos, Canadá , Austrália, África do Sul, Índia, Holanda, França e Bélgica, mas são muito raras, principalmente em suas características originais.
Ao final da guerra, o Tenente Coronel John Dolphin, em 1946, funda a Corgi Motorcycle Company para desenvolver uma versão civil da Welbike.
Nenhum comentário:
Postar um comentário