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quarta-feira, 8 de junho de 2022

AS MOTOS CONTINUARAM COM FUNÇÕES IMPORTANTES E ATE CURIOSAS

AS MOTOS CONTINUARAM COM FUNÇÕES IMPORTANTES E ATE CURIOSAS


Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945)


Para entender melhor o surgimento de  máquinas incríveis é necessário explicar algumas coisinhas. 


Segunda Guerra - Douglas desmontada
Segunda Guerra -  Douglas desmontada


As motos que vieram para a Europa na  Primeira Guerra Mundial foram deixadas e vendidas como excedente militar. Um dos compradores, Martin Stolle, funcionário da BMW,  emprestou sua Douglas, para servir de inspiração para o engenheiro chefe da BMW, Max Fritz, que a usou para fazer a engenharia reversa, ou seja,  desmontando a motocicleta Douglas e remontando, usando como modelo para entender e desenvolver a nova BMW. 


Motos que sobraram na Europa da Primeira Guerra Mundial
Motos que sobraram na Europa da Primeira Guerra Mundial


As duas principais motocicletas militares alemãs  na época eram a Zundapp e  BMW e, os motores boxer de dois cilindros da BMW começariam em 1921, ou seja, três anos após o final da guerra.


Segunda Guerra - Alemã Zündapp KS600
Segunda Guerra - Alemã Zündapp KS600


Fritz queria uma moto confiável e que andasse em todo terreno, inclusive na área agrícola, colônias alemãs na África, uso militar e policial. Isso fez com que ele re-orientasse o motor boxer da Douglas, o que melhoraria o resfriamento e a manutenção. Fora isso, conseguia montar o motor e caixa de câmbio posicionados para usar um eixo de transmissão na roda traseira, surgia a icônica R32, a ancestral de todas BMW com motor boxer da série R. Ela entrou em produção no ano de 1923 e passou por algumas atualizações (R42 e R52), mas em paralelo, outros modelos foram criados nos anos 20 e 30 visando o lado comercial, mas também, prevendo necessidades militares que surgiriam rapidamente.


Segunda Guerra Mundial BMW R32
Segunda Guerra Mundial BMW R32


Com a idéia da militarização da Alemanha por Hitler nos anos 30, os fabricantes  alemães de motocicletas, principalmente BMW e Zundapp sabiam que iriam precisar ter produtos para atender a necessidade militar. O pedido oficial para a BMW criar uma moto para o exército alemão veio em 1938,  foi denominado R75 e teria um novo motor. Para isso foi criado um de 750cc com válvula no cabeçote  que se tornaria a base  das motos do pós-guerra da BMW. O modelo foi projetado para uso com sidecar, o que exigiu mais engenharia para ter uma diferencial na roda traseira com bloqueios e relação on/off road selecionáveis. Foi um sucesso que tentou ser copiado por britânicos, americanos e russos.


Segunda Guerra BMW R75 Sidecar
Segunda Guerra BMW R75 Sidecar


A Douglas  fez no pós-guerra a Douglas Mark V no estilo BMW. 


Segunda Guerra Douglas Mark V
Segunda Guerra Douglas Mark V


Harley-Davidson e  Indian "entraram no baile” a pedido do governo dos EUA e criaram  a Harley-Davidson XA e a Indian 841, que não foram produzidas em grande escala, foi mais para atender a guerra.


Segunda Guerra Harley-Davidson XA
Segunda Guerra Harley-Davidson XA


Segunda Guerra Indian 841 Military
Segunda Guerra Indian 841 Military


Sorrateiramente a União Soviética importou 5 BMW R75s através da Suécia e, baseado nelas, criou a Dpner M-72. 


Soviética Dnepr - M72
Soviética Dnepr - M72


A M72 veio para substituir as ultrapassadas e pesadas TIZ AM 600 e PMZ A 750 usadas pelo exército vermelho.


Segunda Guerra Mundial - Alemã Tiz-Am 600 e a Soviética PMZ A 750
Alemã Tiz-Am 600 e a Soviética PMZ A 750
Alemã Tiz-Am 600 e a Soviética PMZ A 750


Até os chineses, naquela época,  fizeram uma cópia que virou a Chang Jiang CJ750, portanto, se existe alguém que ficou orgulhoso nessa história foi a BMW R75 mas, que provavelmente não existiria se não fossem os irmãos Douglas!


Segunda Guerra Chinesa Changjiang 750 -CJ750
Segunda Guerra Chinesa Changjiang 750 -CJ750


Aquele ditado de que “nada se cria, tudo se copia” pode ter surgido dessa época…


Outro modelo para guerra foi feito pela Zundapp, a K800. Uma moto linda, única quatro cilindros da guerra com motor também horizontalmente opostos, 787 cc e 26cv, vinha com câmbio manual de quatro velocidades.


Segunda Guerra Mundial - Zundapp K800
Segunda Guerra Mundial - Zundapp K800


Enquanto isso, do outro lado do Canal da Mancha, o governo Britânico vivia uma negação a possibilidade de outra Guerra Mundial. Deve ser parecido com o que estamos vivendo agora, onde ninguém acreditava que iria começar outra guerra em meio a tanta preocupação com outras coisas. Na época, Winston Churchill recebeu o rótulo de  “traficante de guerra” dentre outros mais “carinhosos”. Uma das idéias dele, foi a de se fazer um ataque preventivo para não deixar a Alemanha ficar tão forte. Mas não o levaram a sério…


Com declarações consideradas “politicamente incorretas”, o mesmo Churchill afirmou a respeito do líder nazista o seguinte: “Se um cachorro corre em direção a minhas pernas, eu o derrubo antes que ele possa morder”. 


O governo britânico achou que autorizando a Alemanha de Hitler a se armar, eles se sentiriam mais honrados após a derrota da Primeira Guerra e , em paz,  promoveriam um desarmamento mútuo do mundo. Isso fez com que a Grã-Bretanha desse uma  relaxada, ficando despreparada para uma próxima guerra, como previu Churchill. Com isso, não pensou em se prevenir com planos de melhoria em seus veículos militares, incluindo a motocicleta.


Com a realidade do inevitável chegando, Churchill passou a andar com uma pistola e também, uma pílula de cianeto escondida em uma caneta, caso fosse preso pelo inimigo. Ao mesmo tempo, eles estavam despreparados em relação a motocicletas de guerra e, às pressas, o principal fornecedor foi a Norton com a Norton 16H, onde o H era para o mercado “home” e um outro modelo C, para “colonial”.


Segunda Guerra Norton 16H
Segunda Guerra Norton 16H


Com motor de 490cc, era capaz de atingir 109 km/h, com quatro marchas e tração por corrente. Suspensão por garfos na dianteira e sem suspensão traseira, diziam que os soldados tinham "suspensão traseira" reforçada. Elas também estavam sendo usadas pelas forças ANZAC (Austrália e Corpo do Exército da Nova Zelândia), Canadá e Índia.


Em 1936, o Departamento de Guerra pediu um modelo 16H modificado e, quando iniciou-se a guerra, a fábrica da Norton se voltou exclusivamente para abastecer o exército, utilizando para isso inclusive o Norton Racing Team. Acreditam que foram produzidas 100.000 motocicletas ou mais nesse período, a certeza  dessa produção se foi com os documentos que não sobreviveram à guerra.


Segunda Guerra Mundial DKW RT 100 1936
Segunda Guerra Mundial DKW RT 100 1936


No ano de 1938, por falta de peças para produzir a DKW RT100, a Royal Enfield foi contactada para produzir algo semelhante. Dois protótipos foram apresentados em 1939 chamados de "Royal Baby”. A ideia era ter uma moto leve para estabelecer uma comunicação entre tropas lançadas de paraquedas com as forças  da linha de frente, ou seja, elas seriam lançadas de paraquedas também. Teriam que ser leves, sobreviver ao pouso e fácil de se soltar da armação que as envolvia, simples assim! Os testes feitos em 1942 mostraram que as rodas não aguentavam o impacto e entortavam. Reforços feitos, no mesmo ano entraram em produção para serem entregues em 1943 mas, efetivamente poucas foram lançadas de paraquedas. O transporte acabou sendo feito por aviões, de quatro em quatro, sem armações. Além disso, várias desembarcaram em praias. As WD/RE 125cc ficaram conhecidas como “Flying Flea”.



Segunda Guerra Mundial - Royal Enfield  Flying Flea
Segunda Guerra Mundial - Royal Enfield  Flying Flea

Após o final das guerras, o papel da motocicleta militar mudou e os jeeps com tração nas 4 rodas, eram mais funcionais no transporte de equipe, equipamentos, armas, do que uma moto com Sidecar. Com finalidades específicas vários modelos foram adotados para o uso militar como as XR250s, KLRs, Harley Armstrong MT500 e MT350, para saber delas clique aqui. 


Harley Davidson MT 350
Harley Davidson MT 350


As forças como OTAN vem buscando unificar os combustíveis para todos veículos, ou seja, querosene de aviação ou diesel. Para isso, até foi modificada uma KLR650 com um motor a diesel de 670cc. Uma moto que deve estar preparada para inclusive servir de escudo e ser “imparavel”. Com velocidade máxima de 153 km/h, sua autonomia é outro ponto importante, devido a isso, pode percorrer 653 km a uma velocidade de 90km/h. Quem fez foi a Hayes Diversified Technologies e fornecia suas motocicletas para o Corpo de Fuzileiros Navais, Força Aérea e Exército dos EUA desde 2006.


Hayes M1030
Hayes M1030


Não espere encontrar tudo nessa matéria a respeito de motos nas guerras, é apenas uma apanhado de dados  e imagens dos modelos que mais se destacaram nesse períodos que infelizmente fazem parte da nossa história e também, nosso momento atual. Qualquer informação adicional ou algum erro, pode falar conosco que adicionamos ou corrigimos. Espero que tenham gostado. 


Que continuemos usando nossas motos para o lazer e diversão apenas.


Fonte: www.moto.com.br

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