segunda-feira, 19 de novembro de 2012

BMW K 1600GT



Olá amigos, agora foi vez da BMW K 1600 GT, esta NAVY como foi chamada por onde passava, é espetacular para o que se propõe, é uma verdadeira estradeira.

BMW K 1600GT

Gostaria de compartilhar com você sobre o som do motor, é de arrepiar quando vira o acelerador e deixa os 6 cilindros berrar…. é o máximo!!

Vamos começar pelo teste no dinamômentro, assista o vídeo:


Dados do teste no dinamômetro

Potência no Motor: 159,04cv
Potência na Roda: 138,3cv

Velocidades de cada marcha no velocímetro:

1° marcha 100Km/h
2° marcha 140Km/h
3° marcha 170Km/h
4° marcha 210Km/h
5° marcha 250Km/h
6° marcha 275Km/h
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No Trânsito

BMW K 1600GT

Bem, claro que não é a proposta do modelo, mas da para andar sim, o primeiro passo seria retirar os alforjes, porque deixa a moto muito larga, segundo passo evitar o pico do transito, desta forma da para usar no dia a dia numa boa.
Na estrada
Este sim é o habitat dela, uma das motos mais confortáveis que pilotei até hoje, tanto para piloto como para o garupa.

BMW K 1600GT

Posição de pilotagem é perfeita e os bancos são muito confortáveis, densidade da espuma no ponto.
Velocidades:
Com controle de tração ligado bati os 250Km/h a +- 7.000rpm, depois fiz teste com controle desligado e cheguei a 265Km/h.
Uma marca impressionante foi o tempo de 0 a 100Km/h em 3,20 segundos e de 0 a 200Km/h , apenas 12,10 segundos.

BMW K 1600GT

Notei que em linha reta ela é estável mesmo batendo os 265Km/h, mas em curvas de alta acima de 200Km/h não gostei, me parece que faltou rigidez na suspensão, mesmo deixando as regulagens na posição com garupa e esportiva que deveria dar maior dureza e estabilidade em alta.

BMW K 1600GT

Resumindo, até 200Km/h ela se comporta muito bem em curvas, ela é na mão, após isso deixa a desejar, claro que este modelo não foi feito para andar esportivamente, mas é bom saber sobre o conjunto se é perfeito para a potência do motor.

BMW K 1600GT

Pára-brisa
Este é umas das maravilhas que este modelo se destaca. Ele é regulável eletronicamente por um botão no punho.

Video do pára-brisa em movimento


Peguei uma chuva forte e levantei o parabrisa que cortava o vento e a chuva que era uma beleza, até para conversar com garupa ele é útil.
Mais opcionais
- Porta luvas do lado esquerdo, e do lado direito tem um pequeno porta luva com saída USB para carregar algum eletrônico, tipo celular, etc…

BMW K 1600GT

Manoplas e bancos aquecidos,  você regula a temperatura pelo punho;
Espaço para GPS, rádio, auto falantes,
Piloto automático…

Painel (vídeo das funções)

Muito completo, tem tudo que você possa imaginar, marca todas as funções possíveis…
Farol
BMW K 1600GT


Quando liga a moto o farol regula a altura automaticamente, ilumina muito bem, e possui um design lindo parecido com os carros BMW (neon)

Transmissão
BMW K 1600GT


A transmissão final é feita por eixo cardã, que possui a durabilidade paralela com a moto em si, sem manutenção.

Freios
BMW K 1600GT


Motoca possui freios ABS bem sensíveis, o que me chamou atenção neste quesito é o tamanho avantajado do disco de freio traseiro, que é necessário para frear o modelo que pesa mais de 300Kg.
Controle de tração
Perfeito para o modelo deixando a pilotagem segura e tranqüila. Achei muito sensível o controle de tração, até em pequenas imperfeições no asfalto eu sentia o motor cortar mesmo em bumps pequenos, tipo emendas em viadutos.
BMW K 1600GT


O controle de tração atua tanto que em estrada de terra cheguei fazer um teste em primeira marcha, virei o acelerador de uma vez, resumindo, a moto quase não andava, o controle estava em ação não deixando a roda de traz patinar, a moto andava bem devagar, a atuação é tão grande que fiquei impressionado; muito bom mesmo.

Motor
BMW K 1600GT


São 6 cilindros com 1600cc, que produz 160Hp e gera um som maravilhoso, possui grande torque que empurra tranquilamente os 306Kg, deste modelo.

BMW K 1600GT


Possui 3 níveis de mapa do motor: RAIM (chuva), ROAD (estrada) e dinâmic (máxima performance)
Suspensão
Possui regulagens eletronicamente, na posição conforto na minha opinião é muito macia, preferi deixar na esportiva , mas falta um pouco de dureza, especialmente para retardar a velocidade de retorno.

BMW K 1600GT

Suspensão dianteira 

Tanto a dianteira quanto a traseira são mono-choque. Sendo que a balança traseira tem um lado só para fixação da roda.

BMW K 1600GT

Bico para encher o pneu esta em uma posição diferente que estamos acostumados, ficou show de bola.
Consumo

Moto econômica, vamos as medições:

100KM/h faz 24,39Km/l
120Km/h faz 20,83Km/l
140Km/h faz 16,39Km/l
160Km/l faz 12,34Km/l

Andando em media de 120Km/h dando picos até 240Km/h ela faz 12,18Km/l

BMW K 1600GT

Modelo possui pezinho e cavalete central, mesmo com o grande peso é fácil colocar o cavalete central.
Alforjes
São rígidos, muito bons, é fácil colocar e retirar. Mas indico apenas usar apenas quando for necessário, porque é fácil na hora de subir e descer da moto raspar a bota nos alforjes riscando a pintura, tem que prestar atenção.

Assista o vídeo como colocar  e retirar os alforjes

Buzina

Realmente este é um ponto negativo, a buzina tem um delay ao acionar o botão, este atraso da emissão do som é extremamente perigoso em caso de emergência, porque buzina é instalada na moto para alerta e isso não tem tempo a perder, um delay pode causar acidente.

BMW K 1600GT


No trânsito principalmente eu nem tentava acionar a buzina, no corredor com as outras motos eu usava o som do motor mesmo. Este tipo de buzina a BMW tem que melhorar urgente.


BMW K 1600GT

BMW K 1600GT

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Fonte: motoesporte

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