Na oportunidade, quando se cogitava o lançamento de uma nova Fazer ou uma nova moto que fosse uma concorrente à altura da nova CB 300R da Honda, era esta a moto preferida pelos internautas, com a adoção do confiável motor de 250 cilindradas alimentado por injeção eletrônica já em fabricação pela Yamaha do Brasil. Na Índia, a FZ e a FZ-S tem 150 cilindradas e ainda são de alimentação por carburador.
Infelizmente, não foi esta solução empregada pela subsidiária brasileira, preferindo um “face lift”, apenas uma reestilização, do YS 250 Fazer já em linha.
Agora, o modelo FZ-S 2013 foi lançado na Índia e traz ainda mais melhoramentos estéticos que mantém a série “FZ” moderna e muito atrativa. Esta série é uma das principais responsáveis pelo grande aumento das vendas da Yamaha naquele país pela grande aceitação do público masculino. Por lá, a FZ-S, segundo a própria Yamaha, expressa a “fusão do machismo e do fashion” e ganhou o slogan de “Senhor das ruas”.
As novidades ficam por conta dos grafismos, cores, cobertura do painel de instrumentos mais aerodinâmica, novo formato do farol, um assento mais comprido e mais largo, novas alças para o garupa, adoção de um protetor de corrente.
Nos quesitos técnicos de motorização, suspensão, chassi e freios, a moto permaneceu inalterada. A motorização continua baseada num motor de 153cc refrigerado a ar, 4 tempos, de 2 válvulas, comando SOHC capaz de gerar 14 CV a 7.500 rpm e torque máximo de 13,6 Nm a 6.000 rpm.
A atual YS 250 Fazer já começa a merecer uma atualização ou uma substituição. Novos competidores diretos, como a Next 250 da Dafra, e novos produtos alternativos como a Honda CBR 250R ameaçam fazer declinar as vendas deste modelo, então, como estamos em um outro momento, com outros executivos no comando da Yamaha Brasil, podemos torcer para que seja adotada uma versão mais robusta e tecnologicamente avançada desta FZ-S para o mercado brasileiro.
0 comentários:
Postar um comentário