Dicas de mecânica de motos:Baterias de filtros

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

mecânicas de motos

Baterias

Baterias a acido são usadas como suprimento de energia independente da moto estar em funcionamento. Em motocicletas de enduro, como não há quase nenhum acessório, é usada principalmente para a partida do motor. Hoje em dia, os modernos motores 4T estão tomando o lugar dos nervosos 2T por causa das normas cada vez mais rigorosas de controle das emissões de poluentes. Mas, o motor 4T é mais difícil de ligar, então, as motos estão vindo com partida elétrica. Para não aumentar muito o peso da moto (outra desvantagem do 4T contra o simples 2T) as fábricas estão optando por retirar o sistema de partida a pedal. Por isso vê-se a necessidade de manter todo sistema elétrico em bom estado por quê se algo falhar vai ter que empurrar a moto e recorrer ao famoso "tranco" nem sempre possível nas trilhas da vida.

Mas como funciona?

O que acontece quando uma bateria está descarregando?

No processo, o ácido sulfúrico (H2SO4) dissocia-se passando os SO4 ao chumbo (Pb) de ambas as placas (positiva e negativa) formando nelas o sulfato de chumbo (PbSO4); os H2 roubam o oxigênio do óxido de chumbo (PbO2) da placa positiva, formando água (H2O) que diminui a concentração ácida do eletrólito. A reação química gera a corrente elétrica (elétrons livres que lentamente se reúnem nas placas negativas). Se o processo continuar, o eletrólito pode se transformar em água pura e as placas podem ser cobertas de sulfatação (PbSO4) então a atividade elétrica dentro da bateria pode ser paralisada.

O que acontece quando uma bateria está carregando?

A carga elétrica fluindo ao contrário faz a sulfatação liberar seu sulfato para a solução eletrolítica. O processo faz a placa e a solução voltarem à sua composição original. Pode se ver bolhas que são formadas de oxigênio e hidrogênio. Estes gases são expelidos pelo respiro. A água é formada pela combinação dos gases oxigênio (O2) e hidrogênio(H) = (H2O), razão pela qual só se deve completar o nível somente com água destilada.

Reações de autodescarga.

As baterias têm tendência a descarregar. A energia armazenada na bateria se perde a uma razão de 0,01 a 0,30 volt por mês a 25°C. Caso a temperatura aumente, a bateria descarrega mais rápido. A 35°C a bateria descarrega duas vezes mais rápido que a 25°C. Alguns acessórios instalados nas grandes motos drenam energia mesmo com a chave desligada. Relógios e a memória de computadores de bordo estão entre os mais comuns. Para checar a corrente de descarga desses componentes ou se há alguma pequena fuga de corrente, desconecte o fio positivo da bateria e meça com o multímetro a corrente de descarga. (por exemplo, na Falcon a fuga máxima especificada é 0,1mA) Na falta de um multímetro coloque uma lâmpada pequena como as de painel. Se ela acender mesmo que fraquinho pode estar havendo alguma fuga de corrente.
Teste de baterias

Quanto de carga tem na bateria?

Há dois métodos de verificar a carga na bateria. Usando um densímetro para verificar a concentração de acido na solução eletrolítica ou medindo a "voltagem" da bateria com um multímetro.
Estado da carga
Volts
Densidade
.
100% carga
batera selada
13,00V
-
Ok
100% carga
sulfate stop
12,80V
1.280
Ok
100% carga
bateria comum
12,60V
1.265
Ok
75% carga
12,40V
1.210
Ok
50% carga
12,10V
1.160
carregar
25% carga
11,90V
1.120
carregar
0% carga
menos que 11.80 V
menos que 1.100
carregar

Há um segundo teste. Se os faróis da moto ligam com o motor desligado, ligue-os e meça a "voltagem" da bateria. Se estiver abaixo de 11,5V a bateria precisa de carga. Caso os faróis só funcionem com a moto ligada ou sua moto não tem farol ligue uma lâmpada de farol como abaixo.
Você pode construir um aparelhinho com um pouco de conhecimento de eletrônica para mostrar o estado da carga da bateria. Se a bateria possuir mais de 10V o LED verde acende. Caso contrário o LED vermelho acenderá.

Carregando a bateria

A carga reverte o processo destrutivo da bateria que acontece quando ela descarrega. As placas e o eletrólito que tinham sido transformados em sulfatação e em água são restaurados em sua composição original. Se a bateria está muito ruim pode ser que ela não aceite a carga.

1) Retire as tampas da bateria.

2) Sempre coloque as garras do carregador primeiro na bateria. Depois ligue a corrente elétrica.

3) Carregue a bateria com 1/10 da capacidade nominal da bateria. (uma bateria de 7Ah deve ser carregada com 0,7Ah) 

4) Teste a bateria com um multímetro ou com um densímetro até que a bateria atinja 100% da sua carga. Carregar mais que o tempo necessário corroi as placas.

5) Adicione água destilada caso o nível da solução esteja abaixo do máximo.
Se a bateria aquecer durante o processo de carga, pare o carregamento e aguarde a bateria esfriar.

Algumas vezes uma bateria não segura carga. É por que ela está excessivamente descarregada e o carregamento está ocorrendo somente na superfície das placas. Neste caso a bateria precisa de ser carregada à baixa corrente por um longo período.

Esquema construir um carregador de baterias em casa (olha a foto do que eu fiz). R2 determina a corrente de carga e pode ser aumentado para uma carga mais lenta. O LED indica que a bateria está em carga.
Ativação de baterias novas.

Uma bateria nova, após a colocação da solução, tem aproximadamente 80% da sua carga. Deve-se carregar a bateria com carga lenta após ativação para evitar que a bateria seja carregada pelo gerador da moto o que pode aquecer as placas. Quanto mais tempo a bateria ficou estocada, menor será sua carga inicial. Por isso devem-se preferir baterias com data de fabricação mais recente.

1) Teste o sistema de carga da moto e verifique possíveis fugas de corrente para ter certeza que o defeito é na bateria.

2) Remova a tampa do respiro da bateria.

3) Coloque a solução que vem com a bateria até o nível máximo.

4) Deixe a bateria descansar por 30 minutos. Balance a bateria gentilmente para expulsar bolhas de ar. Se necessário complete o nível com a solução eletrolítica. Não deve ser adicionada mais solução eletrolítica na bateria após essa etapa

5) Carregue a bateria com uma carga equivalente à 1/10 da carga nominal até que ela esteja com carga total. Se durante a carga o nível da solução abaixar, complete somente com água destilada. 
6) Proteja os terminais da bateria com graxa ou vaselina. Conecte o tubo de respiro. Verifique se a ponta do tubo de respiro não está encostando na moto.

Informações sobre segurança.

Baterias basicamente possuem dois perigos:

1) Gases potencialmente explosivos (oxigênio e hidrogênio)
-Não fume, não produza chamas ou faíscas próximo a baterias
-Antes de dar carga em baterias convencionais, retire as tampas.
-Só dê carga em locais ventilados.
-Se a bateria ficar quente durante a carga pare a carga e espere a bateria esfriar. Calor estraga as placas e a bateria pode explodir.
-Esteja certo que o tubo de respiro da bateria está desobstruído e sem dobras.

2) Acido sulfúrico que é extremamente corrosivo.

Filtro de ar

Muitos consideram o filtro de ar da moto com seu pulmão, e não estão errados. Sem ele, poeira, terra e água entrariam em contato direto com o pistão e cabeçote, ocasionando ranhuras nos mesmos.
Existem vários casos que se compra a moto nova e em alguns meses a moto começa a fumar. Defeito de fabrica??? Pode ser, mas também pode ser falta de manutenção, ou seja, limpeza no filtro de ar.
A limpeza e conservação filtro de ar é quase tão importante quanto se encher o tanque pra sair pra trilha.

Como limpar o Filtro de ar?!?

No manual da moto, recomenda-se a limpeza com um solvente não inflamável para que se estenda a vida útil do filtro de ar. No Brasil ainda não vi desse solvente. Importados existem.
Adaptando a nossa realidade, a limpeza pode ser feita com água e sabão neutro e com uma pequena porção de querosene.
Nunca se deve aplicar jatos de água ou de ar diretamente no filtro, pois isso danifica sua estrutura, reduzindo sua vida útil.
Após limpo,  deve secar bem com um pano, NUCA TORCER O FILTRO, isso o danifica imediatamente.
Deve-se aplicar uma fina camada de óleo para filtro, ou óleo para motores 4 tempos em pequena quantidade.
Uma dica e colocar o filtro dentro de uma sacola, jogar um pouco de óleo por cima do filtro, e espalhar bem com a ajuda da sacola.
Outra dica importante é passa um pouco de graxa nas bordas do filtro, para que ao instalar, ele vede completamente a entrada de poeira.

Caixa de filtro

A caixa de filtro também merece uma atenção especial.
Não adianta nada um filtro limpo e com aplicação correta de óleo e uma caixa de filtro cheia de poeira e com as saídas de água (Ladrão) entupidas.
Vamos supor que você atravesse um rio com a moto e entre água na caixa de filtro de ar.
Caso essa água não seja escoada pelo ladrão, ela poderá entrar em contato com o filtro, e fazer escorrer o óleo do filtro, passando para dentro do motor.

Conseqüência: Moto Fumando.

Em toda limpeza de filtro no Hotel de Motos Amigos da Trilha BH fazemos essa verificação, e às vezes nos deparamos não só com poeira entupindo o ladrão, mas com tocos e pedras também.
Então galera nunca se esqueçam dessa peça fundamental de sua moto.

Autor: Rodrigo-Diglee
Hotel de Motos Amigos da Trilha BH.

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