Nova cruiser chegando!!! BMW R 12 confirmada para o Brasil
A BMW R 12 foi oficialmente confirmada pela empresa para o
Brasil nesta quarta-feira, 28 de maio. O lançamento, de fato, será no segundo
semestre de 2024. Em um primeiro momento o preço da motocicleta ainda não foi
divulgado para o mercado brasileiro.
O modelo é como uma "irmã menor" da R 18, mas
ainda na alta cilindrada. Esta nova moto custom divide a base com a R 12 nineT,
mas é classificada pela empresa como uma "cruiser clássica".
Consultamos a BMW, mas ainda não há a informação se a R 12
estará no Festival Interlagos. Mundialmente, a empresa também revelou
recentemente a R20 Concept, ainda um protótipo, mas que pode expandir a linha
de clássicas para uma ainda maior cilindrada.
COMO É A R 12?
O preço da R 12 2024 é de 15.900 euros na Europa, o que dá
cerca de R$ 85 mil em conversão direta (cotação do dia), sem considerar outras
taxas ou gastos.Assim como na nineT, que também acabou de ser renovada,a R 12
traz como base
BMW R 12 2024
Imagem: BMW
Enquanto na nineT, um roadster, ele rende 109 cavalos a
7.000 rpm, para a R 12 ele foi recalibrado para entregar outro tipo de
pilotagem. O resultado é uma potência máxima de 95 cavalos a 6.500 rpm, ou
seja, a BMW priorizou o funcionamento em baixos giros, o que deve deixar a R 12
com arrancadas mais impactantes. Isso lembra o que vemos na R 18, por exemplo.
BMW R 12 2024
Imagem: BMW
Para esta nova linha 2024, as R 12 ganharam novo chassi com
estrutura tubular inteiriça em aço, deixando para trás a estrutura anterior que
possuía quadro principal e também o traseiro.
UMA CRUISER DESPOJADA
A nova R 12 2024 conta com uma instrumentação simples,
dotada de painel com poucas indicações. Seu tanque é de aço, inspirado nas BMW
/5 dos anos 1970. Sua roda dianteira é 19 polegadas, enquanto quem faz o papel
na traseira é uma roda de 16 polegadas.
BMW R 12 2024
Imagem: BMW
As suspensões, por sua vez, são compostas de garfos
telescópicos invertidos na dianteira e braço oscilante Paralever com
amortecedor traseiro agora dispostos em ângulo com amortecimento revisado em
função do curso. Para a frenagem, a R 12 possui pinças de freio monobloco de 4
pistões montadas radialmente, linhas de freio flexíveis em aço e discos de
freio flutuantes de 310 mm.
BMW R 12 2024
Imagem: BMW
Os freios ABS são do tipo Pro, desenvolvidos também para
atuação em curvas. Há também os modos de pilotagem "Rain",
"Road" e "Dynamic" na R 12 nineT e "Roll" e
"Rock" na R 12, além do DTC (Dynamic Traction Control) e controle de
torque de arrasto do motor.
BMW R 12 2024
Imagem: BMW
Nenhum comentário:
Postar um comentário