“De carro aprecia-se a paisagem, de moto faz-se parte dela.”
Fazer-se à estrada numa moto dá-lhe uma mobilidade sem comparações. Pode esgueirar-se por entre o trânsito, andar por ruelas estreitas e estacionar com facilidade. Por outro lado, sem a barreira do vidro dos carros, o contacto com a natureza torna-se mais gratificante e a tradicional cumplicidade entre os motards, que trocam saudações sempre que se cruzam e dicas quando necessário, é garantida.
Mototurismo
Embora não existam dados oficiais sobre o número total de motociclistas portugueses, sabe-se que atinge as centenas de milhares e que aderem cada vez a um conceito de férias denominado de “mototurismo”.
Segundo Ernesto Brochado, membro da Federação Nacional de Motociclismo, é comum – por razões de segurança – os amantes das duas rodas viajarem em conjunto, pelo que no mototurismo a expressão “três são demais” não se aplica. Na verdade, esse é o número genericamente apontado como o ideal neste tipo de passeios, sendo muito importante conhecer bem os companheiros de estrada e as motos serem compatíveis em temos de consumo, conforto e potência.
Depois, há outras regras a cumprir: definir quem é o líder do dia e a ordem dos restantes veículos. É ainda indispensável manter a distância de segurança e em trajectórias ligeiramente diferentes para que o líder do grupo possa visualizar as restantes motos pelos seus retrovisores. Se leva um “pendura”, este poderá levar umas chaves duplas da moto no caso de se perder as originais.
Quando um veículo pára para abastecer, todos devem fazer o mesmo: é a altura ideal para verificar a pressão dos pneus e a limpeza do pára-brisas.
Antes de partir
Antes de uma grande viagem, é imprescindível fazer uma revisão da moto. É aconselhável instalar malas laterais e top case, montar pneus e pastilhas de travão novas, colocar um pára-brisas mais alto e, além do habitual cadeado, instalar um alarme. Depois, para que uma avaria não perturbe os dias de descanso, também é conveniente pesquisar na Internet os contactos dos concessionários do seu veículo no destino.
A bagagem deve conter apenas o indispensável: objectos de higiene pessoal, mudas de roupa, material de campismo (se for o caso) e mapas (os mapas da Michelin on-line são uma boa opção), as luvas e o capacete, que teve ter um autocolante com o grupo sanguíneo do utilizador. Durante a viagem, se não conseguir resistir aos impulsos consumistas, não transporte os “recuerdos” consigo, envie para a sua morada tudo o que comprar, na estação de correios mais próxima.
E não se esqueça, uma viagem longa é sempre exigente, por isso é conveniente estar em boa forma e fazer um pouco de preparação física antes de partir.
De Norte a Sul
Quanto aos itinerários, em Portugal o melhor é optar pelo interior: a raia desde o Minho ao Algarve é, diz quem sabe, fabulosa para viajar de moto. As auto-estradas devem ser uma solução de último recurso e o melhor é optar por troços mais sossegados que surpreendem a cada curva. Para lá da fronteira tudo depende da carteira de cada um, mas o interior de Marrocos é um destino a ter em conta, assim como o Norte da Escócia, onde a paisagem é de cortar a respiração e existem estradinhas feitas à medida dos motociclos.
Também existem eventos anuais como o “Portugal de Lés-a-Lés”, organizado pela Federação Nacional de Motociclismo, que oferecem a possibilidade de percorrer, em cerca de 24 horas, alguns dos troços mais esquecidos do País. Esta organização gere ainda o “Troféu de Motoralis Turístico” no qual nove motoclubes nacionais, do Minho ao Algarve, organizam périplos sob a forma de ralis-paper. Ocasionalmente, estas organizações oferecem ainda aos associados a oportunidade de passar a fronteira para viajar pela Europa ou pelo Norte de África.
De qualquer modo, seja qual for o trajecto escolhido, já sabe: é importante cumprir os limites de velocidade e não fazer mais do que 800 km por dia.
Como as infra-estruturas especializadas para motociclistas são raríssimas, os motards optam com frequência por ficar alojados em pousadas da juventude, B&B e parques de campismo. Pernoitar em hotéis não é habitual no mototurismo (afinal, a ideia é poder reinventar o roteiro a cada momento), mas no caso de querer mais conforto deve sempre escolher uma unidade com garagem (para evitar surpresas desagradáveis…).
Nenhum comentário:
Postar um comentário