Com o fim do Rally dos Sertões na última semana, a ordem agora para muitos pilotos é preparar novamente o equipamento e correr em busca do título da 30ª edição do tradicional Enduro da Independência, em Minas Gerais. A competição tem início nesta quarta-feira (04/09) e vai até o sábado (08/09), com largada em Belo Horizonte e chegada em Sabará, depois de 596 quilômetros percorridos.São esperados mais de 400 pilotos este ano, que terão que abusar da resistência para enfrentar uma longa jornada a cada dia.
A organização promete algumas surpresas para os concorrentes durante o trajeto na Trilha do Ouro, conforme afirma o diretor de enduro do Trail Clube Minas Gerais, Ronald Santi, um dos responsáveis pelo levantamento do percurso. "Vamos resgatar trilhas de 30, 35 anos de existência, muito famosas entre os praticantes. Alguns exemplos são as que foram batizadas de Desaparecida, Boi Bumbá, Siriema, Da Bruxa e Play Station, entre outras", revelou.
Ainda segundo o organizador, o primeiro dia será o mais importante para os competidores. "O primeiro dia será decisivo e com nível técnico grau nove, numa escala de zero a 10, com 100km. O ambiente de montanha e de grandes altitudes irá marcar o segundo dia de prova, que terá 190km e será bastante ágil, com três abastecimentos. O terceiro dia será o mais leve de todos, com 160km. Já o quarto e último dia irá fechar a edição de 30 anos com chave de ouro, e um grau de dificuldade sete, para definir os campeões", descreveu.
Como sempre, a concorrência deve ser grande já que a prova conta com importantes representantes da modalidade no país, como Felipe Zanol, Sandro Hoffmann, Guilherme Cascaes, entre outros. Dário Júlio, por exemplo, vai em busca do quinto título e promete muitas dificuldades aos adversários. Para o piloto de Lavras (MG) o Independência é um dos eventos preferidos do calendário brasileiro. "Eu comecei no enduro de regularidade no Independência, é o evento dos sonhos de todo trilheiro. Desde a minha estreia, em 2000, eu participei de todas as edições - com exceção da de 2003", contou Dário. Profundo conhecedor da competição, Dário dá até a receita para aguentar as quatro etapas. "Com a parte física em dia, a pilotagem é melhor e mais segura, o que poupa o equipamento em provas longas, e a concentração também fica mais aguçada", completou.
Não só os homens têm lugar garantido na largada do Enduro da Independência. Muitas mulheres já experientes nas trilhas também estarão presentes e prometem dar trabalho. Entre os nomes mais conhecidos está o de Sabrina Katana, tricampeã da categoria Feminina na competição. "O Independência tem o grande diferencial de ser uma prova longa, que exige que os competidores estejam com tudo em dia: motocicleta, partes física e psicológica e equipe de apoio, além de um pouco de sorte. É a junção de todos esses fatores que faz um campeão", receitou.
Confira a programação do evento:
1º dia 5/9/12, Quarta-feira
Largada: Parque das Mangabeiras, Belo Horizonte (MG)
Chegada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
Distância do dia: 100 km
2º dia 6/9/12, Quinta-feira
Largada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
Chegada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
Distância do dia: 190 km
3º dia 7/9/12, Sexta-feira
Largada: Alphaville Mall, Nova Lima (MG)
Chegada: Praça dos Ferroviários, Mariana (MG)
Distância do dia: 160 km
4º dia 8/9/12, Sábado
Largada: Praça dos Ferroviários, Mariana (MG)
Chegada: Praça Mello Viana, Sabará (MG)
Distância do dia: 146 km
Total do percurso: 596 km
Nenhum comentário:
Postar um comentário